Aumentar o valor e o número de mulheres criativas nas áreas de publicidade, design e conteúdo é a premissa do instituto More Grls, desde sua origem, em 2018.
Com o objetivo de expandir o alcance e a atuação dessa plataforma de transformação, as fundadoras do projeto e criativas Camila Moletta e Laura Florence acabam de iniciar uma campanha de financiamento coletivo.
A dupla precursora do movimento anunciou recentemente um plano para desenvolver a versão 2.0 do MORE GRLS, que inclui o mapeamento de talentos femininos na Europa, Estados Unidos e América Latina.
Além disso, o crowdfunding se faz necessário para angariar recursos que incrementem projetos de educação, visando conscientizar a alta liderança das empresas sobre a importância de ter mais mulheres no mercado criativo, por meio de mentorias, eventos, workshops e processos de recrutamento. E ainda levantar fundos para patrocinar e estimular a participação das mulheres nos grandes eventos do mercado publicitário. O More Grls pretende levar uma jovem negra criativa ao Festival de Cannes 2020.
“As mulheres ainda não se sentem representadas na propaganda brasileira, e não é de se espantar quando vemos quem está por trás da criação da maioria das campanhas. Hoje, ocupamos somente 26% das posições destinadas aos profissionais de criação, sendo 15% líderes gerais e apenas 2% alta liderança”, conta Camila Moletta, lembrando que 65% do público feminino não se enxerga em materiais publicitários, apesar de deter 85% do poder de compra.
O coletivo defende que a partir do momento em que as agências de publicidade enxergarem a diversidade como o diferencial do negócio, a palavra não será mais sinônimo de cota no segmento. “O MORE GRLS não tem a intenção de apontar erros. Nosso princípio está em pensar soluções, e não amargurar o passado. Queremos contribuir para virar esse jogo, mostrando que a diversidade traz resultados, inclusive, de negócios”, acrescenta Laura Florence.
Com mais de 3.500 profissionais cadastradas, O MORE GRLS representa hoje a maior comunidade de mulheres criativas do Brasil. Trata-se de uma ferramenta que tem gerado oportunidades concretas de empregos e a participação do público feminino em eventos, júri de premiações e entrevistas na mídia, empoderando e ampliando sua visibilidade.
A campanha de financiamento coletivo pode ser vista na plataforma Benfeitoria, na qual é possível contribuir com assinaturas mensais, a partir de R$ 20, e receber benefícios exclusivos. As empresas também podem ajudar patrocinando o instituto. Veja aqui.