Em pleno desenvolvimento global, convivendo com a comoditização e a feroz concorrência mundial, chama-nos a atenção a importância cada vez maior dada ao empreendedorismo, por sua vez associado às práticas da inovação, fator essencial para o sucesso.
Apesar das mudanças de cenário, caracterizadas por fatores econômicos, sociais e geopolíticos, a inovação está saindo da retórica burocrática para a prática, por meio de novas ideias, de novas práticas, de programas focados no desenvolvimento sustentável, desenvolvendo e internalizando as novas ferramentas da comunicação.
Isso tudo se reflete na mudança, acima de tudo, no compromisso das empresas com a revitalização de processos.
Novas ideias, novos formatos de comunicação, é a inovação possibilitando a transformação radical das formas de comunicação, destacando estratégias e capacidades criativas, antecipando-se ao futuro com inteligência.
Uma inovação que só é pertinente quando envolve ideias capazes de recriar o futuro, aliás, um futuro que já começou.
Nessa busca pela inovação não podemos esquecer o compromisso social, nem subestimar culturas, principalmente, a importância da figura humana.
Para criar as bases de uma inovação produtiva, é importante, acima de tudo, o compartilhamento coletivo, o compromisso por meio de uma pirâmide de inovação, convertendo conceitos, processos e modelos de trabalho em soluções úteis.
O momento chegou. O momento de refletir sobre as prioridades, sem subterfúgios, sem demagogias, sem olhar o próprio umbigo. Um momento de interação, sem bandeiras, sem muros, de pensar em uníssono.
Um momento de reconhecer a importância estratégica de todas as atividades e ferramentas que compõem o mercado da comunicação.
Um momento de valorizar a única hierarquia que temos que respeitar: a dos nossos clientes.
Neste novo cenário, cada um tem uma nova responsabilidade. No marketing promocional, a nossa forma de inovar é a contribuição irrestrita, passando igualmente pela necessidade de compartilhar, de valorizar alianças e competências, de reconhecer limites e de ser reconhecido.
Os nossos clientes agradecem, eles querem um modelo que combine soluções customizadas, inovações, que os ajudem a viabilizar, a tornar realidade um processo interativo, de competências focadas num único objetivo, resultados.
Se esta é a nova bandeira, à nova realidade do mercado estamos engajados. Temos que deixar de ser uma alternativa dentro do processo da comunicação, deixar de sermos figurantes no grande espetáculo do mercado.
Para encerrar, pergunto: Fazemos parte do processo?
Se isso for uma realidade parabéns, realmente estamos mudando, estamos reinventando o futuro.