As estratégias de diversidade e inclusão (D&I) impactam diretamente no crescimento e na produtividade das empresas.
É o que aponta um estudo da Michael Page – 8 Tendências para Executivos – que analisou os atuais desafios e as oportunidades dos líderes empresariais no decorrer de 2019 e mostrou que a diversidade não é apenas uma métrica para implementar, mas parte integrante do sucesso das empresas.
De acordo com o levantamento, a diversidade é uma estratégia inteligente de negócio, que contribui também para a evolução das companhias e seus lucros.
Dados do levantamento apontam um crescimento de cerca de 19% de receita nas empresas que são constituídas por equipes cuja direção é mais inclusiva e de 60% de resultados positivos na tomada de decisões por equipes de gestão caracterizada pela diversidade.
Logo, é imprescindível que as empresas entendam que times diversos são mais engajados e contribuem para que elas sejam mais inovadoras, criativas e com melhor performance.
A Sodexo compartilha desta visão e entende que políticas consolidadas de diversidade e inclusão no ambiente de trabalho têm se tornado cada vez mais presentes no dia a dia de empresas nacionais e multinacionais.
Afinal, a capacidade de gerar novas oportunidades, sem predileção por raça, orientação sexual ou identificação de gênero, por exemplo, tem proporcionado às grandes corporações maior participação, competitividade e destaque no atual cenário mercadológico.
Para a companhia, diversidade refere-se às várias características que definem cada colaborador como um indivíduo único, e, neste sentido, mantém o compromisso de atingir todas as dimensões de sua vida, visíveis ou não, focando especialmente em cinco áreas de atuação: Gênero, Culturas & Origens, Gerações, Pessoas com Deficiência, Orientação Sexual e Identidade de Gênero.
A Sodexo possui uma Diretoria Mundial de Diversidade e Inclusão, responsável por esse tema, que replica todas as suas ações para o resto do mundo.
No Brasil, a empresa conta com um departamento específico para gestão dos projetos de diversidade e inclusão e atua com metas de contratação que visam a equilibrar as equipes em todos os sentidos por meio de parcerias, programas e iniciativas que fazem parte do negócio e influenciam diretamente seu crescimento sustentável.
Recentemente, pude presenciar de perto todo a importância que a companhia dá à diversidade e inclusão durante minha participação na Convenção Global Anual do Grupo Sodexo – Tomorrow Starts Now – realizada em Washington (DC), nos EUA, e que tratou especificamente deste tema.
Durante o encontro, líderes da companhia se reuniram para debater sobre a nova estrutura da área que, a partir de agora, responderá diretamente ao RH, fortalecendo ainda mais o foco deste tema dentro da empresa e pude verificar que será imprescindível a construção de uma relação mais forte com parceiros externos como empresas recrutadoras e universidades que focam especialmente neste público, além da criação de um processo de recrutamento mais inclusivo e que possibilite por exemplo, a chegada destes novos profissionais à liderança da empresa.
Dentre as diversas iniciativas já realizadas pela companhia no que tange à orientação sexual, por exemplo, a companhia conta com o Sodexo Pride Group, um grupo de afinidade que atua sob o tema de orientação sexual e identidade de gênero com o objetivo de debater o assunto, promover iniciativas de educação e sensibilização, oferecer suporte e proporcionar visibilidade interna e externa sobre o tema por meio de ações de comunicação, desenvolvimento de talentos e criação de uma cultura inclusiva, além do lançamento de um guia LGBTI+ criado para orientar e expandir o conhecimento de líderes da companhia em relação ao tema.
Já no que diz respeito ao equilíbrio de gênero, além de iniciativas como SoTogether (“Tão Juntos”), um programa que une mulheres e homens em prol da valorização igualitária e acesso equivalente ao crescimento profissional, o Grupo Sodexo atua globalmente na promoção da diversidade em todos os níveis hierárquicos, a partir de uma proporção de 40-60% de equipes femininas/masculinas em todos os níveis da organização.
Desta maneira, a empresa acredita que está criando um ambiente inclusivo em que homens e mulheres são igualmente valorizados e têm acesso equivalente ao crescimento e podem prosperar.
Apesar de as políticas inclusivas no ambiente de trabalho já terem se tornado mais presentes no dia a dia de grandes empresas mundiais, a sociedade ainda tem muito que evoluir neste tema, mas somente com conscientização e iniciativas de mais e mais empresas será possível a construção de um mundo mais inclusivo e produtivo em todos os sentidos.