Experiência de Marca

Páscoa: Significado, varejo e marketing social

O real significado da Páscoa foi ficando um pouco de lado dando espaço para o comércio, e, junto com ele, o famoso ‘Coelho da Páscoa’.

Nesse domingo, 4 de abril, comemora-se a Páscoa, tradicional comemoração realizada nas religiões cristãs que relembra a crucificação e morte de Jesus Cristo e celebra sua ressurreição.

A Páscoa é uma comemoração que surgiu na tradição judaica em memória da libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. Na tradição hebraica, a festa aconteceu porque Javé enviou uma ordem para que Moisés repassasse aos hebreus.

Veja todas novidades da Páscoa aqui.

Leia também: Pesquisa da TracyLocke aponta brasileiros pessimistas na Páscoa.

Os judeus relembram a passagem do anjo da morte durante o acontecimento da décima praga do Egito. Em referência a isso, esse povo chama a sua Páscoa de “Pesach”, que significa “passagem”.

No-Cristianismo, por sua vez, a Páscoa possui um significado distinto da crença judaica, mas, apesar disso, a festa cristã possui uma ligação direta com a dos judeus. Para os cristãos, como mencionado, a Páscoa relaciona-se com a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Dentro da tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no terceiro dia após sua crucificação.

Mas o tempo passou, e, o real significado da Páscoa foi ficando um pouco de lado dando espaço para o comércio, e, junto com ele, o famoso ‘Coelho da Páscoa’ que, apesar de demonstrar a boa intenção de ‘doar’, acabou mesmo se transformando em mais uma data altamente explorada para alavancar vendas.

Não há, na verdade, nenhum problema nisso, desde que o incentivo ao consumismo não seja exagerado e que as crenças sejam respeitadas. As crianças precisam saber que a Páscoa tem um significado muito maior do que chocolate.

O comércio, seja de qual for o segmento é um trabalho, e, quem trabalha, tem de ter seus rendimentos. O que não vale é explorar a data cobrando preços exorbitantes, isso vale também para os fabricantes.

Páscoa x Marketing x Marketing social

Em tempos de pandemia por conta do Covid-19, das mais severas nesse um ano de muito sofrimento pelo qual muitos estão passando, estratégias de marketing não faltaram para que a data não passasse em branco.

Muitas cidades pelo Brasil afora estão em lockdown, porém, mesmo com boa parte do comércio fechado, o e-commerce e serviços de delivery foram muito bem explorados, e, as marcas, por sua vez, apresentaram muitas novidades.

Confira os principais destaques da Páscoa nesse ano:

A Warner Bros. Consumer Products, divisão de licenciamento da Warner Bros., pretende fazer a alegria da criançada que ganha, junto com os ovos de Páscoa, embalagens e brindes da Liga da Justiça, Mulher-Maravilha, Batman, Os Jovens Titãs em Ação, Looney Tunes, Ben 10 e As Meninas Superpoderosas. 

Estas são apenas algumas novidades das principais marcas do varejo de chocolates para esta Páscoa. Mas, o que vale mesmo, principalmente neste momento tão difícil, em que o distanciamento social é a regra, é que não falte amor, solidariedade e compaixão para com o próximo. 

Critique menos e aja mais. Feliz Páscoa a todos!