Organizações responsáveis por Paradas do Orgulho LGBTQI+ que acontecem em diferentes países decidiram unir forças para realizar o primeiro evento global e on-line do Orgulho LGBTQI+, em junho, mês em que é celebrado o Orgulho LGBTQI+.
“O evento será transmitido no dia 27 de junho, começando com o Leste da Ásia, Austrália e Nova Zelândia, e caminhando em direção ao Oeste, passando pela Europa, até chegar ao continente americano.”, afirma Steve Taylor, porta-voz da Associação dos Organizadores Europeus do Orgulho LGBT+.
O evento incluirá performances musicais, discursos e mensagens de ativistas pelos direitos humanos. Mais de 200 marchas LGBTQI+ foram adiadas ou canceladas devido à pandemia do Covid-19.
A associação europeia estima que até 22 milhões de pessoas tenham o costume de ir a ao menos a uma Parada do Orgulho LGBT na Europa por ano.
“A Parada não é a prioridade de ninguém nesse momento. Mas o senso de comunidade, amor e companheirismo que ela dá às pessoas, para muitos pela primeira vez em suas vidas, é algo incrível de se testemunhar todos os anos. Seria devastador se ela não acontecesse de alguma maneira.”, diz Taylor.
Grupos que representam cerca de 800 paradas regionais e nacionais concordaram em participar do evento on-line. Agora, Taylor começa a recrutar paradas do Orgulho LGBTQI+ que são organizadas individualmente.