A pandemia do COVID-19 está causando um impacto significativo em todos os aspectos da vida, incluindo a maneira como as pessoas compram suas necessidades e suas não tão necessárias.
Com as vendas de varejo on-line estimadas em US $ 6,5 trilhões em 2023, o setor de comércio eletrônico já estava crescendo. Mas desde o surto, as compras on-line foram catapultadas para uma ultrapassagem completa. Até os maiores varejistas do planeta estão lutando para acompanhar a demanda sem precedentes do consumidor – mas o que exatamente as pessoas estão comprando?
Para responder a essa pergunta, a empresa de inteligência de varejo Stackline analisou, a pedido do site visualcapitalist as vendas de comércio eletrônico nos EUA e compilou uma lista das categorias em crescimento e declínio mais rápidas (março de 2020 vs. março de 2019) com resultados surpreendentes.
O frenesi do comportamento do comprador
À medida que as pessoas aceitam suas novas situações de vida, seu comportamento de compra se adaptou às suas necessidades. Embora a compra de pânico possa ter desacelerado em alguns países, os consumidores continuam estocando suprimentos ou “produtos de despensa para pandemia”.
Muitos consumidores também estão usando seu novo tempo para se concentrar em sua saúde, com 85% deles praticando algum tipo de exercício enquanto em isolamento social, e 40% deles dizendo que pretendem mantê-lo quando as restrições forem levantadas.
Essas mudanças de comportamento resultaram em várias categorias de produtos experimentando um aumento na demanda – e, embora muitas sejam práticas, outras são maravilhosamente estranhas.
As categorias que mais crescem
Enquanto a lista abaixo apresenta vários itens estáveis nas prateleiras, parece que os consumidores estão cuidando das coisas com suas próprias mãos, com máquinas de fazer pão em segundo lugar e varejistas vendendo seus melhores modelos.
Está claro na lista que os consumidores estão considerando mudanças positivas em seu estilo de vida enquanto isolados, já que as categorias de condicionamento físico, cessação do tabagismo e respiratórias estão experimentando crescimento.
10 categorias de produtos com maior crescimento em consumo:
Classificação | Categoria | % De variação em março (2020 vs. 2019) |
---|---|---|
# 1 | Luvas descartáveis | 670% |
# 2 | Máquinas de Pão | 652% |
# 3 | Tosse fria | 535% |
# 4 | Sopas | 397% |
# 5 | Arroz e Grãos Secos | 386% |
# 6 | Alimentos embalados | 377% |
# 7 | Copos de frutas | 326% |
# 8 | Treinamento com pesos | 307% |
# 9 | Creme de leite | 279% |
# 10 | Acessórios para lavar louça | 275% |
Curiosamente, o papel higiênico registrou mais crescimento que os produtos para cuidados com o bebê, e as carnes curadas registraram mais crescimento que a água. Mas enquanto algumas categorias estão experimentando um aumento drástico na demanda, outras estão caindo na economia pandêmica.
As categorias em declínio mais rápidas
Uma onda sem precedentes de cancelamentos de eventos e férias está causando um enorme impacto nos produtos que as pessoas consomem. Por exemplo, malas e malas, câmeras e roupas de banho masculinas tiveram uma queda nas vendas.
10 categorias com a maior queda de consumo:
Classificação | Categoria | % De variação em março (2020 vs. 2019) |
---|---|---|
# 1 | Bagagem e malas de viagem | -77% |
# 2 | Pastas | -77% |
# 3 | Câmeras | -64% |
# 4 | Roupas de praia para homem | -64% |
# 5 | Vestidos de Noiva | -63% |
# 6 | Roupa Formal Masculina | -62% |
# 7 | Roupas de praia para mulher | -59% |
# 8 | Rash Guards | -59% |
# 9 | Tênis | -59% |
# 10 | Malas de Ginástica | -57% |
O novo normal?
Oficialmente, a maior varejista do mundo, a Amazon anunciou que não pode mais acompanhar a demanda do consumidor. Como resultado, atrasará a entrega de itens não essenciais ou, em alguns casos, não receberá pedidos de itens não essenciais.
Isso apresenta uma faca de dois gumes, pois a nova dinâmica que está trazendo a alguns varejistas uma demanda sem precedentes também pode trazer um fim prematuro para outros.
Enquanto isso, permanece a pergunta: essa mudança drástica no comportamento do consumidor se estabilizará quando achatarmos a curva, ou esse é nosso novo normal?