O Brasil, com todos os problemas que tem, sempre foi um país acolhedor e feliz de modo geral! Acredito, assim como milhares de brasileiros, que jamais viveríamos uma situação como esta. Estamos provando o sabor amargo de pandemia mundial que assistimos em alguns filmes.
Mas e agora? Como fazer do limão uma limonada?! Essa é a pergunta que não quer calar. Como se adaptar a essa nova realidade?! Os formatos das relações estão adquirindo novas regras? Definitivamente a resposta é sim, pelo menos para a última questão.
Não há dúvidas que este assunto é global, sem previsões e que pode afetar marcas, negócios e indivíduos. Em tempos de crise, as pessoas procuram líderes e instituições em busca de orientação, segurança e informações.
As empresas estão se ajustando e buscando saídas para sobreviver a uma das maiores, se não a maior, recessão do país que está a caminho. Mas eu não quero ficar do lado dos que vão chorar, mas sim dos que vão vender lenço! E você?!
Muitos profissionais, sobretudo gestores, têm se perguntado qual é a melhor maneira de manter a assertividade e a produtividade diante do cenário atual. Afinal, a comunicação (interna e externa) tem inúmeros desafios, principalmente à distância.
Sejamos claros: Esta não é uma “oportunidade de marketing” a ser aproveitada e não recomendamos que as marcas se conectem de forma oportunista a um momento de emergência de saúde pública. No entanto, queremos reconhecer que essa é uma nova realidade e requer uma condução cuidadosa de todos nós. O objetivo é te incentivar a procurar alternativas em vez de procurar lamentação.
Conheça sua marca!
Mostre ao seu público que você está, de fato, preocupado com o que está acontecendo na vida deles e dos seus funcionários. Mostrar que você tem propósito e que você está buscando formas de ajudar. Essencialmente é tempo de liderar priorizando a empatia.
O momento é uma roleta russa
É preciso estar conectado a tudo que está acontecendo. A imprensa publica uma notícia de manhã e à noite, quando muito, os dados já estão totalmente desatualizados. Fique de olho nas notícias, nas conversas e considere o contexto antes de responder ou transmitir qualquer conteúdo. Às vezes o silêncio vale ouro.
Cuidado com o tom das mensagens
Tome cuidado com o tom das suas mensagens! Estamos passando por um momento delicado e as pessoas estão muito sensíveis. No que tange à comunicação, planeje suas falas com antecedência garantindo que tenham a sensatez e empatia necessárias. Aja como um líder!
Antecipe mudanças no comportamento do seu cliente
Ouça mais e fale menos! Com o isolamento social aconteceram diversas mudanças no comportamento que impactaram suas necessidades e a forma pela qual interagem com o seu negócio. Pense como você pode impactar positivamente as necessidades do seu cliente e a forma como interagem com seu negócio.
Nada será como antes!
Tenha em mente que nada será como antes! As relações, a forma de comunicar e a vida. O mundo será dividido em A.Covid-19 (antes do Coronavírus) e D.Covid-19 (depois do Coronavírus). Gerenciar crises, sobretudo aquelas com a dimensão da que se vive agora é sempre um desafio para gestores. Ser emocionalmente inteligente, praticar e desenvolver as suas soft skills será ainda mais importante.