O espaço cultural Farol Santander, no Centro de São Paulo, inaugurou no dia 13 de maio, uma visita virtual pelo prédio histórico, com acesso a exposições exclusivas e vista para a cidade através do mirante que fica no 26º andar.
O local está fechado fisicamente desde março por conta da pandemia do novo Coronavírus.
O melhor do entretenimento está aqui.
Confira as últimas novidades sobre digital e tecnologia aqui.
O Edifício Altino Arantes foi construído em 1947 e foi a sede do antigo Banespa. Após ficar fechado por anos, foi comprado pelo Banco Santander, passou por uma reforma e foi reinaugurado para o público em 2018 com o nome de Farol Santander. Sua fachada é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico.
As atrações que fazem parte do passeio on-line começam no hall de entrada, onde é possível ver o famoso lustre de 13 metros que pesa mais de uma tonelada, instalado em 1988.
No 2º andar, também tombado pelo patrimônio histórico, há uma experiência imersiva audiovisual. A partir de uma linha do tempo interativa, o público pode conhecer o processo de construção do edifício, sua relação com a história da cidade e como se tornou um ícone para os paulistanos.
No 3º andar, é reproduzido o funcionamento de uma agência do final dos anos 40. Nos ambientes estão objetos como calculadoras, cadernetas, fichas de atendimento e documentos gerais, além de uma sonorização da época.
Na continuação do tour, é possível visitar no 4º andar uma instalação permanente desenvolvida pelo artista brasileiro Vik Muniz. A obra “Vista” consiste em uma reprodução de diferentes ângulos da vista do mirante, feita com mais de 20 toneladas de sucatas produzidas na reforma do próprio edifício. São sete painéis reproduzindo a fachada do edifício vista de frente, que foram fotografados após o processo de construção.
No 5º andar, mais um tombado, as salas da presidência, diretoria e corredores preservam objetos e instalações que fazem parte da história do edifício.
Assim como nas visitas presenciais, o passeio virtual pode ser finalizado no mirante do 26º andar, por onde é possível ver a cidade.