Mídia

Dia dos Namorados: As marcas mais engajadas no Facebook

De acordo com a pesquisa da Buzzmonitor, a Natura foi a que mais engajou os internautas.

Com o Dia dos Namorados, comemorado nesta sexta-feira, 12, páginas de e-commerce de marcas apostaram nas redes sociais para atrair a atenção dos consumidores que estão em isolamento social

Segundo pesquisa do Buzzmonitor, plataforma de social business intelligence da E.life, realizada de 9 de maio a 9 de junho, a publicação sobre a data que teve o maior engajamento no Facebook foi um vídeo da marca Natura, com 25.632 curtidas, 5.915 amei e 143 reações de ‘Haha’.

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Alessandro Lima, fundador do Buzzmonitor, comenta que o que mais surpreendeu no estudo foi a supremacia do engajamento da campanha da Natura para esse Dia dos Namorados

 

“Analisando-as reactions de todas as publicações para a data, a campanha da Natura foi o post mais curtido, amado e o mais engraçado entre todas as outras marcas de e-commerce.”, reforça.

Das quatro marcas que mais publicaram no período, duas são de perfumaria e cosméticos. Logo, a pesquisa identifica a popularidade desses produtos para o data. “Acreditamos que o gênero de quem mais publicou influiu bastante. Cerca de 70% das publicações sobre Dia dos Namorados são feitas por mulheres.”, afirma Alessandro. 

O Boticário foi a marca que mais realizou publicações no Facebook durante o período monitorado. Com 66% das publicações, a marca de perfumaria e cosméticos ocupa o topo do top 4, seguido pela marca de joias Vivara, com 21%, pela marca de moda, Calvin Klein, com 3%, e pela quem disse, berenice?, com 2% das publicações.

No dia 25 de maio, dia em que as páginas de e-commerce mais realizaram publicações na plataforma, atingindo 23% do volume total analisado, com 3.958 publicações de uma base de 108 páginas de e-commerce, um vídeo da marca O Boticário teve o maior engajamento, com 5.638 curtidas.

“Dentro dessa base, os perfis vão desde o setores de varejistas, como Casas Bahia e Magazine Luiza, até setores de moda e cosméticos, por exemplo Hering e Natura. O Buzzmonitor monitora as publicações das páginas e interações dos consumidores. Esta base de páginas de e-commerce são constantemente atualizadas.”, explica Alessandro.

Já a campanha da marca Hering sobre a diversidade de casais foi a mais odiada dentro do período, com 85 reações de ‘grr’. “Faltou as mulheres homoafetivas se sentirem representadas na publicação em questão. Essa foi, inclusive, a principal queixa nos comentários que foram direcionados ao post, a falta de representatividade para esse público em especial.”, revela o fundador da Buzzmonitor.

As interações são um feedback em tempo real para as marcas sobre sua comunicação. “As reactions do Facebook, por exemplo, ajudam rapidamente uma marca entender como suas peças foram percebidas e se agradaram. Apesar dos likes serem geralmente 80% das interações, as reactions ajudam a entender o sentimento destas interações de maneira rápida.”, finaliza Alessandro.

*A marca que teve o maior engajamento foi a Natura e a que teve a maior quantidade de publicações foi O Boticário.