Mídia

Jontex quer deletar o antigo normal

O manifesto convida o público a refletir sobre atitudes e pensamento considerados 'normais' pela sociedade, mesmo sendo totalmente inadequados.

Muito tem se falado sobre “voltar ao normal” no pós-pandemia. Contudo, basta uma breve reflexão para notar que esse antigo normal nunca foi bom o suficiente. 

É partindo desse ponto que Jontex e BETC/Havas acabam de lançar um manifesto por mudanças, jogando luz naquilo que não deve mais voltar a ser como era antes e incentivando a adesão ao movimento #NãoVolteAoNormal

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Sob o conceito “Delete o Normal”, a campanha convida o público a refletir sobre suas próprias atitudes e experiências, sobre pensamentos considerados “normais” por uma grande parcela da sociedade, mas que precisam ser repensados com urgência.

A exemplo disso, o manifesto faz um apelo sobre saúde sexual, o respeito ao próximo e a importância de manter relações seguras. Afinal, na época considerada “normal” para muitos, a masturbação feminina era um tabu; dizer que camisinha corta o clima era desculpa para não usá-la; o machismo era tolerado e os meninos seguiam sendo ensinados a ser “pegadores”; o “não é não” nem sempre era respeitado; e espalhar nudes sem consentimento era prática recorrente; assim como julgar mulheres que carregam consigo um preservativo, a preferência sexual do outro ou ainda a quantidade de relações das pessoas. 

Destaca-se ainda, num filme de 60 segundos, o “normal” número de mais de 1 milhão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) por dia, a vergonha de falar sobre sexo, a hiperssexualização das mulheres e o fato de que a AIDS mata. 

Para todas essas situações, entre outras, a campanha de Jontex pede mudança, pois nada disso – nunca – deveria ter sido normal.

“A campanha é um convite para evitar que as relações entre as pessoas sejam como antes. Com um tom provocador, queremos deletar comportamentos nocivos que nunca deveriam ter sido considerados normais. E o poder de conexão de Jontex com as pessoas pode inspirar essa reflexão, essa mudança e a não aceitação mais de quem age de maneira errada com você.”, ressalta Laura Azevedo, diretora de criação da BETC/Havas.

A campanha, inspirada no projeto global da marca Durex, também do grupo Reckitt Benckiser, aterrissa no Brasil direcionada ao contexto atual do país e será veiculada exclusivamente no ambiente digital.

Confira o vídeo abaixo:

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