Com o principal objetivo de contribuir para a reativação do empreendedorismo, do setor empresarial e das oportunidades de emprego, Bizbarcelona e o Saló de l’Ocupació (Feira do Emprego) foram realizados conjuntamente de 21 a 23 de setembro, no centro de eventos de Montjuïc, com a máxima segurança e medidas de prevenção em vigor.
Este duplo evento, liderado e promovido pela Câmara Municipal de Barcelona por intermédio da Barcelona Activa e outras instituições e entidades dedicadas à promoção econômica da região, teve mais de 260 atividades (incluindo conferências, workshops, sessões de aconselhamento e espaços de networking, algumas das quais também puderam ser acompanhadas on-line.
Confira as principais feiras de negócios aqui.
Leia também: Profissionais do setor de eventos promovem passeatas na Espanha.
Os dois eventos convergiram com ofertas de ferramentas, ideias, recursos, aconselhamento e formação úteis para empresários, autônomos, PMEs, startups e também para quem procura trabalho ou reorienta a sua carreira profissional.
Bizbarcelona e o Saló de l’Ocupació marcaram a retomada da atividade física da instituição de feiras.
Revitalizando e adaptando negócios
Bizbarcelona e o Saló de l’Ocupació tiveram cada um o seu próprio programa de atividades, criando espaços comuns, aumentando, assim, o conteúdo de valor para o visitante.
Paralelamente, o formato físico da feira foi combinado no Hall 8 do recinto de Montjuïc com a transmissão em stream das conferências e sessões de aconselhamento por intermédio de uma plataforma virtual para ampliar o âmbito e público dos eventos.
Este ano, Bizbarcelona, ??o evento de referência para empreendedores e PMEs, estruturou as suas conferências, assessorias personalizadas e atividades de networking em torno de seis temas centrais: Empreendedorismo; Crescimento; Novos desafios, Novas realidades; Startups e Inovação empresarial; Arena de Talentos; e Metas de Desenvolvimento Sustentável (SDAs).
Incluiu também um espaço com cerca de 30 estandes representados por diferentes entidades, instituições e empresas que oferecem ferramentas, recursos e soluções para negócios, gestão empresarial, marketing e vendas.
Da mesma forma, houve a área de ‘Bizfranchise’, com marcas e consultorias apresentando seus conceitos de negócio e portfólio de formatos de franquia.
As quase 120 conferências realizadas no Bizbarcelona abordaram os temas essenciais que os empresários devem ter em conta, com ideias ou projetos de negócio em curso de PME e startups em fase de consolidação e crescimento.
Tudo isso enquadrado na nova realidade que surgiu com a pandemia do Covid-19, que exige uma transformação e adaptação dos negócios às tendências tecnológicas, sociais e empresariais que marcarão a economia pós-Covid.
Neste contexto de mudança, foram partilhadas experiências de sucesso realizadas por empresários e proprietários de empresas e os ODS foram também apresentados como uma oportunidade para reativar a economia de forma responsável e sustentável, com impacto social positivo.
Protocolo de segurança em evento contra o Covid-19
Para a realização destes eventos proporcionando a máxima segurança aos participantes, a Fira de Barcelona implementou um protocolo de prevenção específico, elaborado em colaboração com especialistas em gestão de risco e assessoria do Hospital Clínic, e que foi auditado pela consultora KPMG.
Grandes espaços e salas de conferências que garantiram distância física, inteligência artificial para controlar o fluxo de visitantes e a capacidade, rastreabilidade dos contatos dos participantes, controle da temperatura nas entradas e sistemas reforçados de ventilação e renovação de ar foram apenas algumas das medidas que foram implementadas durante o evento Bizbarcelona e Saló de l’Ocupació.