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Menos consumismo e mais responsabilidade socioambiental

Instituto Akatu e GlobeScan divulgam resultados da pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2020.

Ter em mãos o lançamento mais recente de qualquer produto sempre foi o sonho de muita gente. 

Quem nunca desejou ter o celular mais descolado, o tênis da moda ou até mesmo uma peça de roupa que acabou de ser criada? Mas o que antes parecia ser normal, agora não é mais. 

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Em parceria com a GlobeScan, o Instituto Akatu apresenta os principais resultados da pesquisa “Vida Saudável e Sustentável 2020: Um Estudo Global de Percepções do Consumidor” . E as percepções dos consumidores em relação às marcas já não são mais as mesmas. 

Sai de campo muito do consumismo e ganham espaço a sustentabilidade e a saúde. Cada vez mais preocupadas com essas questões – um comportamento impulsionado pela pandemia de Coronavírus -, as pessoas começaram a prestar mais atenção nas ações de responsabilidade socioambiental das empresas, ao ponto de mais da metade dos respondentes esperar que as empresas não agridam o meio ambiente e ainda estabeleçam metas para tornar o mundo melhor. 

Com mil respondentes no Brasil, todos maiores de 18 anos, o estudo foi realizado globalmente em 27 países e abordou temas relacionados à pandemia do coronavírus, uma vez que o período de trabalho em campo encontrou os consumidores sujeitos à ela.

Confira os principais resultados: 

Responsabilidade das empresas 

? Mais de 80% dos consumidores esperam que as empresas cuidem do que está sob seu controle, além de informar sobre os seus processos produtivos. Mais de 70% dos consumidores esperam que as empresas não agridam o meio ambiente. E mais de 60% esperam que as empresas estabeleçam metas para tornar o mundo melhor. 

Considerou recompensar uma empresa socialmente responsável 

? 44% fez isso no último ano; 35% pensou em fazer, mas não fez. Em 2019, esta mesma pergunta teve os resultados 41% e 34%, respectivamente. A pequena variação mostra que o resultado obtido neste item da pesquisa tem consistência. 

Como as empresas podem ajudar a viver melhor? 

? Criar produtos melhores e mais acessíveis é a maior demanda dos consumidores (45% dos respondentes), seguido de criar produtos melhores para o ambiente e a sociedade (42%). Colaborar com outros atores na solução de problemas socioambientais é importante para 1/3 da população (35%), especialmente os mais jovens. 

Mudanças no estilo de vida 

? A grande maioria dos brasileiros está interessada em diminuir o desperdício de alimentos (91% dos respondentes) e há grande percepção de facilidade em fazer isso (82%). Sobre reciclar itens, 81% têm interesse, enquanto 66% vê facilidade em fazê-lo. 

? Durante a pandemia, os consumidores buscaram bastante informações sobre estilos de vida saudáveis (68% dos respondentes) e sobre estilos de vida ecológicos (59%). E 54% foi encorajado a viver de maneira mais saudável por familiares ou amigos. 

Atitudes positivas ao meio ambiente e ao bem-estar 

? 90% dos consumidores afirma estar tentando melhorar sua saúde e bem-estar – na pesquisa de 2019, essa busca já existia para 85%. Saltou de 69% para 81% os que pensam que o que o que é bom para cada um nem sempre é bom para o meio ambiente. Mais de 80% crê que pode fazer muito para proteger o meio ambiente. E quase 70% acredita estar fazendo tudo o que pode para essa proteção. 

Mudanças climáticas 

? 63% dos consumidores afirmam concordar plenamente com a frase “nós, como sociedade, devemos responder às mudanças climáticas com a mesma urgência que respondemos à pandemia de COVID-19”, enquanto 29% afirma concordar parcialmente. 

Prioridades pós-pandemia 

? 2 entre 3 brasileiros (71% dos respondentes) priorizam reestruturar a economia para lidar com as desigualdades e as mudanças climáticas como mais importante que a recuperação rápida da economia. 

“O Instituto Akatu e GlobeScan acreditam que ajudar os consumidores a adotar estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis é uma enorme oportunidade para as marcas construírem uma relação de confiança e compromisso com seus stakeholders. E os resultados da pesquisa mostram muito bem isso.”, afirmou Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu. 

Além desenvolvimento feito em parceria entre Instituto Akatu e GlobeScan Brasil, a pesquisa teve patrocínio da Ambev e do WWF-Brasil. 

Acesse os dados completos aqui