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O que as empresas que cresceram durante a pandemia têm em comum?

Apesar do denominador comum se traduzir em perdas, a pandemia também fez com que algumas empresas e mercados se beneficiassem.


Este 2020 foi um ano perdido para muitas marcas, grande parte das empresas foi afetada pela chegada da pandemia e pouquíssimas foram as que conseguiram somar números positivos.

No entanto, apesar do denominador comum se traduzir em perdas, a pandemia também fez com que algumas empresas e mercados se beneficiassem.

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Seja pela mudança abrupta do consumidor, seja pelo comportamento das compras, ou ainda pela cobertura das necessidades básicas dos consumidores, para muitas a pandemia do Covid-19 acabou se transformando em sucesso.

No entanto, o que as empresas que se beneficiaram com a pandemia têm em comum?

Denominador comum das empresas beneficiadas durante a pandemia

Segundo uma análise desenvolvida pela Kantar, no México, constatou-se que as marcas que conseguiram crescer durante a pandemia têm um cenário principal em comum.

No cenário traçado pela Kantar, aos poucos, players foram agregando-se com sucesso, novos costumes foram incorporados à rotina dos shoppers e nesse ambiente surgiram marcas que puderam aproveitar as oportunidades de crescimento que o mercado Covid-19 também proporcionou.

De acordo com esta análise, entre as empresas de sucesso, havia 3 eixos comuns e decisivos para as marcas que conseguiram crescer durante esta pandemia.

O-primeiro deles foi a priorização das necessidades básicas em casa; oferecer opções com preços mais baixos; compras maiores a cada ida ao ponto de venda.

Segundo a empresa “Como resultado desses novos hábitos, metade das 20 marcas que mais compradores conquistaram na América Latina são Alimentos (necessidades básicas). Além disso, 80% de seu crescimento vem de produtos convencionais (acessíveis). Todos eles ganharam impulso com a quarentena e contribuíram com uma parte importante para o crescimento do FMCG em cada país.”

De acordo com o estudo, marcas de limpeza também ganharam espaço no crescente mercado, enquanto as restantes da lista são lácteos e biscoitos. As sobremesas também tiveram destaque. 

Enfim, em um ano tão adverso, é possível perceber que a alimentação e a higiene foram priorizadas. No entanto, é preciso que as marcas desse segmento continuem ofertando produtos de qualidade por um preço que seja justo.