Mídia

TikTok supera o Facebook e é o mais baixado do ano

O domínio do app chinês confirma uma tendência dos últimos anos, quando o TikTok aos poucos já roubava a liderança do Facebook.


De acordo com uma pesquisa divulgada pela empresa de rastreamento de marketing App Annie, a rede social asiática superou o Facebook e foi o aplicativo mais baixado em todo mundo neste ano.

O domínio do app chinês confirma uma tendência dos últimos anos, quando o TikTok aos poucos já roubava a liderança do Facebook.

Confira as últimas novidades sobre digital e tecnologia aqui.

Leia também: TikTok realiza a campanha #EuNãoDesisto.

Em comparação com 2019, o TikTok saltou três posições e nem mesmo a pressão do governo Trump para que os asiáticos vendessem suas operações nos Estados Unidos surtiu efeito para brecar a escalada ao topo.

Para-completar o ótimo ano para a plataforma da ByteDance, o TikTok saltou 15 posições e chegou à vice-liderança dos apps com maior gasto de consumidor entre janeiro e novembro de 2020. Ou seja, a rede social foi o segundo ambiente em que os usuários mais deixaram seu dinheiro, seja via produtos e serviços ou quaisquer outros gastos envolvendo operações internas da plataforma. 

Neste quesito, ficou atrás somente do Tinder. Um dos destaques fica para o Zoom, que, com o distanciamento social, subiu 2019 posições e ficou na quarta posição.

Contudo, vale destacar que o Facebook, o WhatsApp, o Instagram e o Facebook Messenger (que agora tem um app dedicado mais poderoso e independente) fazem parte do mesmo ecossistema e também dividem as primeiras posições dos rankings — especialmente quando se fala em usuários ativos mensais, categoria dominada pelos aplicativos de Mark Zuckerberg.

Receita-global com apps passa de US$ 112 bilhões em 2020

Já com relação ao panorama, o ano foi positivo para as receitas com aplicativos, tanto para Android quanto para iOS. A alta foi de 25%, na comparação com 2019, com um total de US$ 112 bilhões na temporada, dos quais 71% ficaram com games e 65% desse total foi gerado no iOS — embora menos rentável, o Android ficou à frente em número de downloads.

Por falar nisso, 2020 deve fechar com mais de 130 bilhões de downloads de apps, o que representa aumento de 10% em relação a 2019.

Bem, isso não é exatamente uma surpresa, já que os negócios envolvendo streaming, finanças, compras e games foram os que mais cresceram durante a pandemia do novo Coronavírus (SARS-CoV-2).

O tempo que as pessoas passam nos aplicativos também cresceu bastante em 2020. Nos apps de negócios, a alta foi de incríveis 200%; os programas de streaming de vídeo cresceram 40%, enquanto os jogos subiram 35% e os aplicativos financeiros e de compras viram uma escalada de 25%. Já os softwares de redes sociais e comunicação registraram um aumento de 20%.