A Feira de Negócios é um evento B2B e existe para divulgação de empresas, produtos e serviços gerando oportunidades diversas como: seleção de fornecedores, atualização das novidades no mercado, prospecção de clientes, obtenção de treinamento, conhecimento e networking.
São realizadas em grandes espaços como pavilhões, resorts, parques de exposições e hotéis. Ali são montados stands, áreas de convivência e reuniões e grandes estandes onde são expostos os produtos e ambientes para recepção de convidados
Participar-de feiras é ter a oportunidade de interagir com praticamente todos os players do mercado, tornando suas marcas e produtos visíveis e disponíveis para um consumidor cada vez mais ávido por conhecer novidades e tendências.
As empresas que estão interessadas em fazer negócios, que buscam novos fornecedores, novos clientes e novas ferramentas estão disponíveis nestas feiras para promoção de seus serviços e a ocasião torna-se ideal, pois todo o mercado é reunido em um único local, com propósitos semelhantes.
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Três aspectos principais concorrem para o alcance de bons resultados nas feiras de negócios: planejamento, ação e monitoramento. Planejar e agir. Agir e monitorar. Monitorar para manter ou corrigir o curso das ações.
Quando a decisão de participar de uma feira de negócios faz parte da estratégia de uma empresa, a primeira coisa a fazer é buscar informações sobre ela: número de expositores nos três últimos eventos, número de visitantes, retrospecto da feira, entre outros. Isso permite saber se os produtos da empresa estão de acordo com o perfil do evento.
Todas as tarefas de preparação da participação devem ser levadas em consideração desde a montadora do estande e da cenografia do espaço, A&B e o casting e seleção de pessoal entre outros. Por isso é importante a contratação de especialistas nesta área já que eles podem orientar a tomada de decisão sobre determinados itens ou ações que influenciarão nos resultados desejados.
“As pessoas são sensoriais. As feiras também. Os expositores que desenvolvem boas estratégias de participação e sabem explorar essa grande arma são sempre muito bem-sucedidos”, destaca Fernando Lummertz, consultor da área de Feiras para geração de negócios B2B, que apresenta ainda outras formas de aproveitamento destes encontros.
“São muitos os benefícios dessa participação. O mais desejado é a ampliação das vendas, que acontece naturalmente quando o expositor planeja adequadamente sua participação. Além disso, os benefícios adicionais que influenciam diretamente as ações de marketing de um expositor são tão valiosos quanto a ampliação das vendas: maior visibilidade da marca, fortalecimento do relacionamento com os clientes, prospecção de novos clientes, aferição precisa e confiável do grau de interesse do mercado por seus produtos, atualização de informações sobre pessoas – o que, em um mundo cada vez mais virtual, torna-se extremamente importante – e, ainda, a oportunidade de obter espaços de mídia espontânea em importantes veículos de comunicação”, conclui Lummertz.