Provavelmente sua empresa já tem um site. Mas você tem aproveitado todo potencial desse recurso? Existem estratégias dentro do marketing digital capazes de analisar a taxa de conversão de um site e, com essas informações, melhorar o projeto de uma maneira que conduza o usuário à realizar a compra, entrar em contato ou preencher um formulário — isso vai depender do tipo de negócio e do foco da marca.
Contratar um profissional experiente para analisar e melhorar o site é fundamental para empresas que querem conquistar leads. Caso contrário, terão um site que não oferece o retorno esperado.
Mas como que é possível atrair mais leads e conquistar clientes através do site?
A otimização da taxa de conversão (CRO) é uma estratégia baseada nos visitantes que fizeram alguma ação dentro do seu site. Essa ação depende do que sua empresa precisa. Como eu falei antes, pode ser o preenchimento de formulário, a assinatura de newsletter ou mesmo a compra de um produto, se for um e-commerce.
Usar o CRO aliado a ferramentas de marketing digital torna possível compreender o comportamento dos visitantes do seu site e, como isso, transformá-los em clientes.
As estratégias de CRO se dividem em três etapas:
1 – Analisar
2 – Propor
3 – Implementar
Você viu que a ação só acontece na última etapa? Isso é porque a interpretação de dados é a parte principal de qualquer estratégia. Por isso, é importante contar com um profissional experiente.
Como dá para analisar o comportamento dos visitantes do site?
1 – Entendendo a empresa
Antes de mais nada, é necessário entender a empesa, seu produto/serviço e seu público-alvo. Por isso, o primeiro passo é listar algumas características da empresa.
2 – Analisando o comportamento dos usuários
Com as ferramentas adequadas, dá para saber quais as áreas do site são mais acessadas, que tipo de layout atrai e converte mais, e em que momento do processo os usuários estão desistindo de comprar. Para avaliar esses pontos, são usadas algumas ferramentas.
3 – Diferenciando os tipos de conversões
As conversões geralmente se dividem em micro e macro. É importante que ao elaborar um projeto, a marca tenha ciência de quais sãos as conversões prioritárias e quais são as iscas estimuladoras para tais conversões.
As iscas estimuladoras serão as micro conversões, aquelas que conseguem reter algum tipo de dado do usuário, porém, não é a conversão principal. Para melhor entendimento, deixo um exemplo prático:
Micro conversão: Uma inscrição para newsletter, para recebimento de cupons de desconto.
Macro conversão: A compra de um produto utilizando o cupom de desconto recebido.
4 – Utilizando as ferramentas certas
Existem muitas ferramentas e formas de analisar um projeto, depois, há uma infinidade de opções de gatilhos para que o usuário clique e faça as ações esperadas. As principais ferramentas de análise são:
- Mapa de calor
O mapa de calor mostra onde o cursor do mouse do usuário passa mais tempo em uma página. Por exemplo, ao ler este texto o cursor do seu mouse está acompanhando sua leitura, certo? O mapa de calor mostra exatamente isso. Outro exemplo, é parar o cursor em algum botão para considerar se deve ou não clicar ali.
- Teste A/B
No teste A/B, a ideia é criar duas opções de páginas. Alguns clientes são direcionados à página A e outros, à página B. Com isso, dá para saber o que mais agrada seu público-alvo. E é possível fazer isso em qualquer página do site.
Para saber mais sobre estratégias CRO e suas ferramentas: clique aqui.
Como utilizar as estratégias de CRO na sua empresa?
As empresas precisam do olhar de um profissional para analisar os dados e criar um projeto que traga mais resultado, mais leads e mais vendas com uso da tecnologia. Escolha o profissional certo e ele poderá ampliar os horizontes da sua empresa através do seu site e das inúmeras estratégias de marketing digital.