Sem dúvida, a pandemia mudou nossos hábitos de consumo. No 12º Global Consumer Study 2020 realizado pela Zebra Technologies Corporation, empresa especializada em oferecer soluções tecnológicas para melhorar a competitividade do setor, foi apontado que as tecnologias de self-checkout estão ganhando espaço no varejo, já que o percentual de compradores usaram essas soluções nos últimos seis meses e 89% relataram se sentir confortáveis ??em usá-las para finalizar suas compras.
O estudo analisou o comportamento de 6.300 pessoas, compradores, trabalhadores e executivos seniores no setor de varejo e examinou as tendências tecnológicas que afetam as atitudes de compra.
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A esse respeito, ele também apontou que a maioria dos compradores (74%), especialmente a Geração Y (67%), concorda que os quiosques de autoatendimento oferecem uma melhor experiência ao cliente.
Com-esse formato de negócio em alta, a Oxxo inaugurou sua primeira loja Oxxo Smart em Monterrey, um teste piloto que oferecerá o serviço de autopagamento.
Serviços de self-checkout e lojas inteligentes
Um dos principais problemas nas lojas físicas, principalmente na Oxxo, continua sendo as longas filas para pagar no caixa. Isso resulta não apenas em fadiga e aborrecimento do cliente, mas também em perdas financeiras para a loja. Mas a tecnologia tem uma resposta para esse problema: O serviço de self-checkout.
O processo é simples e ágil, apenas os produtos devem passar por um scanner e aparecerão em uma tela para que o cliente verifique se foram digitados corretamente. Depois disso, o cliente deve selecionar a forma de pagamento de sua preferência, dinheiro, crédito ou débito.
De acordo com a Marketing Insider Review, ainda há resistência por parte de algumas marcas em incorporar o sistema de self-checkout em suas lojas, pois questionam se seria realmente lucrativo implementar esse sistema porque envolve um forte investimento, e, em alguns casos, a redução de tempo em relação a uma caixa de checkout tradicional não faz muita diferença, pois há produtos que possuem segurança adicional que exigem verificação pela equipe.
Oxxo Smart, o pesadelo da Amazon?
Em 2016, a Amazon abriu sua primeira loja inteligente com serviço de self-checkout, sem filas e sem checkout, o Amazon Go.
Esse conceito busca competir com os minimercados tradicionais, mas com a exceção de que nas lojas Amazon Go o cliente pode pagar diretamente com seu smartphone, sem ter que esperar em longas filas para ir ao caixa.
Oxxo Smart é projetada como a primeira loja do gênero no México. Os clientes poderão escolher os seus produtos e pagar por eles por meio de um sistema de pagamento ao qual poderão aceder de forma autônoma.
Para evitar furtos, a Oxxo Smart terá um sistema de segurança que vai monitorar e controlar tudo o que acontece na loja.
Expansão de negócios
Atualmente, segundo nota da Femsa de 1º de dezembro, o primeiro Oxxo do Brasil abriu suas portas ao público.
Seguindo todas as normas de saúde e higiene, a marca receberá seus novos clientes em um dos pontos mais importantes de Campinas, na rua Barão de Jaguará, centro da cidade do Interior de São Paulo.
Esta nova loja se soma às que o Grupo Femsa já possui na Colômbia, Estados Unidos e Peru.