O mercado foi sacudido com o anúncio da concorrência pela conta global do Facebook. A conta vale US$ 750 milhões, segundo a Comvergence e a administração está sendo feita pela ID Comms.
Segundo o Campaign, de Londres, Mindshare e Dentsu estão participando do pitch, que inclui planejamento de mídia e compra para todas as plataformas: Instagram, Facebook, WhatsApp e Messenger.
Confira as últimas novidades sobre digital e tecnologia aqui.
Leia também: Facebook muda o tom contra a Apple.
Procurados pelos grandes sites de comunicação e marketing internacionais, o Facebook, a Mindshare e Dentsu não responderam aos pedidos de comentários até o final da tarde deste início de semana na Europa.
Atualmente, o Facebook divide seus negócios entre diferentes agências por aplicativo. Ogilvy é a agência oficial do Instagram; Wieden + Kennedy lida com criativos para o Facebook propriamente dito; Leo Burnett é AOR para Messenger; BBDO faz criativos para WhatsApp; e a Droga5 é a agência de registro da marca corporativa.
O-Facebook também tem uma agência de criação interna, Creative X, que trabalha em toda a marca.
Além de ser uma das maiores plataformas globais de anúncios, o Facebook também é um grande anunciante. De acordo com a AdAge , a empresa aumentou os gastos com publicidade em 43% em 2020, levando-a ao topo da lista como uma das maiores gastadoras de publicidade do mundo.
As marcas estão reconsiderando seus modelos de agência à medida que o mundo sai da pandemia, estabelecendo que 2021 será um ano de grandes mudanças nas contas dos negócios.
Facebook dá sequência a uma movimentação que iniciou com a Coca-Cola, que colocou sua conta de criação e mídia de US$ 4 bilhões para análise no final do ano passado com o objetivo de simplificar sua lista de agências.
Um mês depois, a Unilever avaliou a lista de sua agência de mídia global no que provavelmente será um dos maiores movimento do ano.