Mídia

Google vai te ajudar a não tropeçar enquanto mexe no celular

O sensor identifica e envia uma notificação de alerta.

Muitas vezes as pessoas já acabaram tropeçando ou esbarrando em alguém enquanto estavam caminhando e mexendo no celular ao mesmo tempo. 

Pensando nisso, o Google decidiu incluir no seu app nativo Bem-Estar Digital , um recurso que vai enviar notificações para esses usuários como se fossem sinais de alerta. 

Confira as últimas novidades sobre digital e tecnologia aqui.

Leia também: Google e Cielo se unem em prol da digitalização das empresas.

Veja mais: Globo fecha parceria com Google Cloud.

O “Heads Up” (levante a cabeça), vai auxiliar as pessoas a desviarem a atenção do que estejam fazendo no smartphone e lembrar de prestar atenção por onde ela está andando. Essa mensagem de alerta vai aparecer na tela do aparelho, independente do aplicativo que o usuário esteja utilizando. 

Segundo-informações do site XDA Developers, serão emitidos notificações dizendo “olha para frente”, “cuidado onde pisa” e “fique atento”. 

Porém, esse novo recurso ainda está em fase de testes, mas o Google parece estar animado com a proposta. “Você receberá um lembrete se utilizar o celular enquanto anda”, explicou a empresa. 

Como o aplicativo necessita de sensores ativos para conseguir identificar que o usuário está realizando um movimento constante de caminhada, vai ser necessário que ferramentas como GPS estejam habilitadas durante todo o tempo de uso. 

Isso vai fazer com que a durabilidade da bateria dos celulares sofra uma perda considerável de duração. 

Entretanto, algumas pessoas já costumam deixar esses recursos ativos, então a mudança, caso opte por começar a usar o “Heads Up”, não vai ser tão grande em relação ao tempo que a bateria do dispositivo vai aguentar. 

Como o novo recurso está em fase de teste, o Google não fez nenhum comunicado oficial sobre uma possível data de lançamento da ferramenta. 

É provável que ela apresente alguns erros durante os primeiros meses de uso, mas caso isso aconteça o usuário pode informar o Google, o que ajuda a melhorar o desempenho do aplicativo.

(Imagem: Divulgação)