Experiência de Marca

Santander e Microsoft criaram um desafio de inovação para futebol

Batizada de FootballCan 2041, é uma iniciativa que ajuda a diversificar o acesso ao esporte.

O Banco Santander em parceria com o Global Sports Innovation Center (GSIC), anunciou a criação do FootballCan 2041, um desafio de tecnologia e inovação para incentivar a criação de soluções para tornar o futebol mundial mais inclusivo, diverso e sustentável daqui duas décadas.

Direcionada a startups e empreendedores do mundo inteiro, a iniciativa também visa atualizar o Fieeld, primeiro sistema tátil de transmissão esportiva, criado há dois anos com apoio do Santander, por meio do qual pessoas com deficiência conseguem vivenciar todas as emoções presentes em um jogo de futebol. 

O melhor do marketing esportivo está aqui.

O melhor do marketing social está aqui.

Leia também: Santander patrocinará as 3 próximas temporadas da Libertadores Feminino.

Confira também: B.O. do Marketing investiga o futuro dos direitos esportivos.

As três melhores iniciativas inscritas no desafio receberão investimento e mentoria para o desenvolvimento de projetos piloto. 

Os interessados poderão se inscrever até o dia 18 de abril pelo site. As empresas poderão fazer uso de tecnologias como inteligência artificial, machine learning, realidades aumentada e virtual e a Internet das Coisas no desenvolvimento de suas soluções. 

As-propostas deverão estar relacionadas com alguma das três bases que norteiam a colaboração do Santander (uma das empresas que mais apoia campeonatos futebolísticos em todo o mundo) com o universo do futebol: 

  • Inclusão: propostas que melhorem a experiência de grupos em vulnerabilidade ou em risco de exclusão social, econômica ou cultural e soluções educativas vinculadas ao futebol;
  • Diversidade: ideias que promovam a igualdade dentro do futebol, independentemente de raça, cor, gênero, orientação sexual, religião ou nacionalidade.
  • Sustentabilidade: soluções que ajudem o futebol profissional a fazer um melhor manejo dos recursos naturais, reduzindo o impacto no meio ambiente.

No total, 30 ideias serão selecionadas por um júri formado por representantes do Santander, do GSIC e da Microsoft. Por conta da pandemia, as propostas serão apresentadas de maneira online. No final de abril, serão anunciadas as 10 sugestões finalistas. 

O anúncio das 3 propostas que integrarão o FootballCan 2041 será feito em 17 maio, dias antes da final da UEFA Champions League. 

A seleção será feita por um novo júri formado por representantes da UEFA, da LaLiga Santander, da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e por personalidades do mundo do futebol, como o brasileiro Ronaldo Fenômeno, embaixador do Banco Santander. 

Além da escolha das ideias mais inovadoras, também serão produzidos dois documentários ficcionais com narrativas que vão convidar o público a refletir sobre como será o futebol daqui duas décadas. 

(Imagem: Divulgação)