A campanha desenvolvida especialmente para o Movimento Joga Junto, criado por Nescau para fomentar a pauta de sustentabilidade e convidar as pessoas a jogar a favor do meio ambiente, estreou a sua segunda fase nesta semana.
Lançada em fevereiro deste ano para anunciar a troca de 100% dos canudos plásticos de Nescau pelos de papel, a iniciativa agora ganha outros contornos e alcance com interações nas redes sociais.
Confira as últimas novidades sobre digital e tecnologia aqui.
O melhor do marketing social está aqui.
Leia também: Nestlé apresenta ‘Moça Mini’ em três sabores.
Para a ação, desenvolvida pelo Content Studio da Ogilvy, Nescau convidou outras empresas de diversos segmentos a entrarem na conversa em prol da sustentabilidade, incentivando cada uma delas a contar quais atitudes estão tomando para preservar o meio ambiente.
Canudos de papel? TEMOS!
300 milhões de canudos de plástico deixaram de ser descartados no meio ambiente. Porque, se o canudo não muda, a gente muda o canudo! ? ? ??E aí @itau, você #JogaJunto com a gente? pic.twitter.com/vOTvlELnfp
— NESCAU (@nescau) April 16, 2021
“A ideia foi convidar grandes marcas para jogarem junto com Nescau nessa partida em que todos saem vitoriosos”, explica Abner Bezerra, Head de Marketing de Nescau e Bebidas da Nestlé.
Além dessa ação conjunta, Nescau também tem novos conteúdos previstos para os canais proprietários da marca. O primeiro deles é a criação de um filtro especial para o Instagram no qual é simulado o envelhecimento do usuário enquanto o canudo permanece sem mudanças.
Ao final, a marca sugere que o consumidor seja a mudança necessária ao retirar o canudo do meio ambiente. O filtro pode ser acessado via celular diretamente pelo Instagram.
Transformação coletiva e constante
O compromisso de Nescau com a preservação do meio ambiente vai além da troca dos canudos plásticos. Ainda em 2019, a marca firmou uma parceria com a Fundação Projeto TAMAR, um dos principais projetos socioambientais do país, que atua na preservação de tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção.
A parceria inclui ações que vão desde o incentivo à pesquisa e educação socioambiental até o investimento em tecnologia para a preservação das espécies.
Além da eliminação dos canudos plásticos, Nescau deu também importantes passos para a redução de uso de materiais de embalagens em sua linha de bebidas.
Após diversas pesquisas e investimentos, os plásticos que mantêm unidas as embalagens de Nescau Prontinho nos packs de três, nove e 27 unidades foram eliminados e substituídos por envoltórios de papel, resultando na redução do uso de 278 toneladas de plástico.
Utilizando um novo sistema, com uso de cola para manter pallets unidos, a marca também conseguiu retirar os plásticos que envolviam os produtos que saíam da fábrica para distribuição.
Com isso, foram mais 16 toneladas de materiais plásticos por ano. No total, as ações de retirada dos canudos, shrink e stretch film vão resultar na redução de mais de 420 toneladas de plásticos.
Em 2020, Nescau lançou a versão orgânica de seu achocolatado pronto para beber com embalagem que dispensa o uso de tampas plásticas. Com a novidade, a empresa evita a utilização do equivalente a cerca de 2,6 toneladas de plástico por ano.
A Nestlé tem como meta reduzir 6,1 mil toneladas de material de embalagem até o final de 2021. Para 2025, o objetivo é que todas as embalagens sejam recicláveis ou reutilizáveis em todo o mundo.
Para isso, a empresa executa um cuidado trabalho que passa por repensar materiais, cadeias de coleta seletiva e educação de consumidores para a mudança.
Caso não consiga visualiza, clique aqui.
(Arte: Divulgação)