Mercado

Ambev implementa 5G para delivery de bebidas via drones no Brasil

A maior empresa de bebidas do mundo – Ambev faz parceria com a Speedbird Aero.

De olho no futuro, a maior empresa de bebidas do mundo, a Ambev, antecipa a implementação do 5G no Brasil e fecha uma parceria com a Speedbird Aero para delivery de bebidas via drones. 

As primeiras entregas serão realizadas com o drone DLV2, que suporta até 8kg de carga.

O projeto ainda precisa do aval da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e deverá operar em rotas predefinidas. O local onde os voos de teste devem acontecer ainda não foi selecionado.

Confira as últimas novidades sobre digital e tecnologia aqui.

Leia também: Ambev doará R$ 1.2 milhão aos profissionais de eventos de Salvador.

A empresa parceira da Ambev, a Speedbird Aero, tem sede em Franca, São Paulo, e foi fundada pelo administrador Manoel Coelho e o engenheiro Samuel Salomão.

Os-socios criaram a Speedbird Aero após verem o potencial do negócio de entregas com Veículos Voadores Não Tripulados (Vant) no Brasil. 

A empresa possui certificação experimental da Anac, mas espera conseguir a certificação plena para voo em agosto, o que também permitirá a assinatura de contratos comerciais.

Sobre o aumento da concorrência, a Ambev acha que ainda é cedo para tecer comentários. “Sob a nossa ótica, o mercado brasileiro sempre foi competitivo. Ainda é cedo para dizer os impactos.”, afirmou ao Estadão/Broadcast Lucas Lira, diretor-financeiro da empresa.

“Preferimos olhar para o que a gente controla. Nossa rede de distribuição tem operado muito bem. É uma máquina bem azeitada criada ao longo de décadas.”, complementou o executivo. 

Caso não consiga visualizar, clique aqui.

A Era das entregas por drones chegou ao Brasil 

O iFood, recebeu um aval da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)para realizar testes voos experimentais com a utilização de drones. Os testes tem como objetivo reduzir o tempo de entrega das refeições.

Os primeiros voos serão feitos em outubro, no Interior de São Paulo, na cidade de campinas. Porém, os drones não irão fazer as entregas nas casas dos clientes. Primeiro a nova tecnologia irá fazer a primeira parte das rotas e um entregador irá finalizar. 

O teste será de uma rota de 400 metros em uma praça de alimentação e uma estrutura do próprio aplicativo iFood, que irá fazer as rotas dos pedidos.

De acordo com a empresa, a entrega com o drone até o entregador irá ser de 2 minutos (nesse mesmo trecho sendo feito a pé, são 12 minutos de duração). 

Logo após a chegada dos pedidos com a utilização de drones, a última parte os entregadores que fazem.

Roberto Gandolfo, o vice-presidente de Logística do iFood, disse à Reuters: “Nosso objetivo primário é utilizar o drone para trazer mais eficiência para a operação logística”.

Foto: Divulgação.