O objetivo deste artigo é dar à motivação um sentido mais prático, mais estratégico, mais funcional, considerando que a motivação não depende somente de estímulos, de incentivos, mas da própria vontade,
Dentro deste contexto é importante ressaltar, importância da comunicação nas mudanças comportamentais, nos relacionamentos, na autoestima, na comunicação Integrada de Marketing, principalmente, com o trabalho e com a sociedade.
A transformação começa realmente com a mudança das nossas atitudes, comportamentos, com a habilidade de olhar o mundo de forma diferente, de forma positiva, de evoluir, de criar novas oportunidades, enfrentando desafios e ameaças, transformando realidades em oportunidades concretas.
Uma construção múltipla associada a interesses e objetivos.
Objetivamente, é dentro desta perspectiva que a mudança, a transformação positiva do pensamento se inicia, transformando a nossa realidade, o cotidiano da vida pessoal, pelas escolhas que são feitas.
O estímulo é uma consequência, que está diretamente relacionado a um desejo, a uma ação, a um objetivo, estimulado por um resultado, por uma realização, que compreende o estímulo a recompensa.
Na realidade o tema não é tão simples. Para alguns, a Motivação é um estado subjetivo, um estado sujeito a humores, condicionado a recompensas ou favores.
Para outros, a Motivação é um estado concreto, auto administrável, um recurso natural, que precisa ser alimentado, influenciado,
Para isso devemos estimular os motivadores de longo prazo, apoiados em estímulos, desafios, através de uma comunicação interativa, associada e alinhada com treinamentos e avaliações.
Como pudemos perceber a Motivação não é uma característica, ou fator de personalidade, na verdade, é um complemento interativo entre a pessoa e a situação contextual a que está sendo submetida.
Um fator condicionante que varia de pessoa para pessoa, com maior ou menor intensidade. Um processo complexo, desafiador e necessário para o ser humano, um processo que envolve fenômenos emocionais, biológicos, tanto no âmbito das organizações, quanto no mercado, na vida pessoal, na comunicação, no marketing interno.
O mundo mudou, mudaram os modelos mentais, as pessoas, os comportamentos, os processos, no entanto, a tecnologia motivacional pouco mudou, diante da postura do perfil, do padrão comportamental, sem esquecer os valores pessoais, fator determinante no comportamento individual e motivacional.
As Tecnologias as mídias interativas, trazem um novo sentido à aprendizagem, assim, faz-se necessário uma reflexão sobre o potencial da comunicação e interação, do que esses aparatos tecnológicos são capazes de possibilitar ao ser humano, de modo que a aprendizagem incentivada por eles favoreça o exercício cognitivo e possibilite a motivação pelo aprender.
Independentemente do foco Motivação tem como objetivo lúdico, cognitivo, fazer, experimentar, cultivar a imaginação, seduzir, potencializar e colocar em prática soluções estratégicas, inovadoras, que fujam à rotina que surpreendam.
Na vida pessoal e na vida corporativa, a Motivação é o desafio na prática, uma transformação focada no desenvolvimento de ideias e competências essenciais, uma motivação alinhada e aliada à tecnologia ao desenvolvimento técnico.
Chegou a hora de acreditar que temos a capacidade de enfrentar a competição, as diferenças, as oportunidades.