Como uma plataforma de entretenimento global, o TikTok é um lugar que celebra a expressão cultural e as artes, dando às comunidades o poder de descobrir a cultura de todos os cantos do mundo, desde arte e música, até dança e teatro.
No dia 18 de maio, o TikTok lança o primeiro #MomentoMuseu, unindo algumas das instituições mais icônicas do mundo, pela primeira vez, durante um dia todo de lives em um evento global.
O melhor do entretenimento está aqui.
Leia também: #IssoOTikTokMostra incentiva a busca por entretenimento.
Ao redor do mundo, um #MomentoMuseu por vez
A live cultural mais longa do TikTok até o momento vai levar os usuários em um tour pelas melhores instituições culturais do mundo, apresentando um tour virtual exclusivo, através de 23 museus em 12 diferentes países.
A transmissão do #MomentoMuseu vai começar na Galeria Nacional de Cingapura, às 4h da manhã (horário de Brasília), e vai levar quem estiver assistindo a uma jornada inesquecível passando por Israel, Japão, Brasil, França, Espanha, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, encerrando a live no México às 22h.
A live do #MomentoMuseu vai dar às pessoas a chance de vivenciar conteúdo cultural de todo o mundo, desde um tour na Inglaterra de 1930 pelo Black Country Museum (GB) até ouvir um especialista em taxidermia no Museu de História Natural de Berlim (Alemanha) ou ver obras de arte famosas como A Ronda Noturna, de Rembrant, no Rijksmuseum (Holanda) e explorar os espaços icônicos no Metropolitan Museum of Art (EUA).
O Museu de História de Sacramento (EUA), que produziu alguns dos conteúdos de cultura mais populares do TikTok nos últimos anos, levará os entusiastas de artes e história em um tour virtual na print shop do museu, que ficou famosa no TikTok pelo voluntário de Howard, com direito a uma visita exclusiva a nova exposição, “California in Print”.
Desde arte moderna até artefatos históricos, esculturas antigas e arquitetura, haverá algo para todos os amantes da cultura desfrutarem.
Também será possível assistir à uma mediação na exposição temporária “Coronaceno”, do Museu do Amanhã (BR), que aborda as transformações que a pandemia de Covid-19 causou na vida das pessoas em todo mundo, ou correr pelas belas paisagens do Instituto Ricardo Brennan (BR).
Como parte da comemoração, o TikTok também vai lançar um novo efeito de Realidade Aumentada, que permite uma experiência mais imersiva no Palácio de Versalhes, em que você pode se tornar a Rainha Maria Antonieta enquanto passeia pela galeria virtual.
Como uma plataforma que inspira a criatividade e traz a alegria, o TikTok também cria e celebra a cultura que ultrapassa fronteiras, destravando experiências para os entusiastas da arte em todo o mundo.
No último ano, algumas das instituições culturais mais famosas do mundo entraram no TikTok e se conectaram com uma audiência mais ampla, acolhendo visitantes de forma digital em experiências online imersivas.
O conteúdo cultural ocupa um espaço central no TikTok, onde houve um crescimento enorme de pessoas consumindo cultura e arte no último ano.
Conteúdo com as hashtags mais populares nessa categoria, que incluem #FineArt, #ArtHistory and #ArtOnTikTok, receberam mais de 2 bilhões de visualizações por mês até agora no mundo todo, crescendo mais de 3000% no último ano.
Poder visitar virtualmente instituições icônicas através das lentes da comunidade do TikTok despertou a curiosidade das pessoas, seja para ver arte, ver algo diferente ou aprender sobre história.
A #Museum inspirou muitas das criações de vídeos ao redor do mundo, com conteúdo crescendo mais de 200% desde maio de 2020.
O conteúdo de cultura mais popular no TikTok ultrapassa fronteiras, conforme os amantes da arte de todo o mundo podem viajar para uma cascata de chocolate no Líbano ou descobrir obras primas de criadores italianos e ver uma apresentação do artista musical Emanuele Aloia na Galeria Uffizi na Itália.
“No TikTok, nos orgulhamos de ser um lugar onde museus e galerias podem abrir suas portas digitalmente e conectar audiências em todo mundo com seu conteúdo tão emocionante.”
“Nesse Dia Internacional do Museu, não podemos esperar para ver o que está nos bastidores de algumas das mais icônicas instituições ao redor do mundo e oferecer um lugar que pode ser visitado por turistas virtuais, que ficarão imersos em cultura de todo o mundo”, afirma Ronaldo Marques, gerente de Parcerias de Conteúdo do TikTok no Brasil.
“O TikTok representa uma verdadeira revolução na forma de interagir com o público. Vejo um crescente movimento de apropriação das mídias digitais como instrumento potencializador de acesso à educação e à cultura.”
“Para o Instituto Ricardo Brennand, fazer parte da família TikTok significa estar mais perto do público e ter uma maior interação com as pessoas. É levar o museu, arte e cultura até elas de forma leve e criativa. Isso possibilita apresentar os mais diferentes conteúdos e de experimentação da arte de forma lúdica.”
“Mais do que conhecerem o Instituto e as coleções expostas em suas vitrines, a plataforma possibilita uma imersão por meio das mais variadas linguagens: música, dança, vídeo, jogos, enquetes e ações criativas. Isso é uma verdadeira transformação no contato com a arte tornando a fruição artística cada vez mais prazerosa”, comenta Nara Galvão, diretora do Instituto Ricardo Brennand.
Para participar da ação e se juntar a maior live cultural do TikTok, se conecte no dia 18 de maio, a partir das 4h da manhã (horário de Brasília). Confira a programação da live global aqui.