Mídia

Dia dos Namorados: O que vai engajar nas redes sociais?

A Winnin analisa quais são os assuntos, formatos e creators que prometem movimentar essa data comemorativa na internet.

Sabemos da importância de acompanhar o calendário cultural e também as dificuldades em criar conteúdos relevantes para as datas comemorativas que se repetem anualmente, como o Dia dos Namorados

Pensando nisso, a Winnin, uma martech que empodera a criatividade por meio da ciência de dados, mapeando a cultura nas redes por meio da inteligência artificial, se adiantou e fez um levantamento que indica quais são os assuntos, formatos e creators que irão bombar nas redes sociais em 2021. 

Confira as últimas novidades sobre digital e tecnologia aqui.

Leia também: As 8 melhores ações de marketing nesse Dia dos Namorados.

O ano passado foi completamente atípico para todos, inclusive para os criadores de conteúdo, que tiveram que restringir suas produções para dentro de suas casas. 

Com isso, acabaram abrindo um pouco mais as suas intimidades e os casais começaram a ser um assunto com alto engajamento nas redes. Segundo o levantamento da Winnin, o tópico “Namoro & Casamento” está entre os nove assuntos mais engajados do momento no Brasil. 

Dos desafios de afinidade, que evidenciam as diferenças dos casais, até as ‘trollagens’ que trazem o humor como destaque, os conteúdos audiovisuais têm dominado os feeds. Mas nem só destes formatos vive o engajamento. 

Os relacionamentos virtuais têm dominado a telinha de muita gente também, contando desde como o casal se conheceu e até registrando o primeiro encontro pessoalmente. Afinal, uma boa história de amor ainda prende a atenção de muita gente. 

Dentre os assuntos mais relevantes e que estão engajando a audiência do tópico Namoro & Casamento temos as Celebridades, casais e shipps entre os famosos seguem sendo os queridinhos dos feeds em momentos especiais, na sequência temos Organização & Decoração, já que os apaixonados estão compartilhando todo o processo e os desafios de organizar e juntar as escovas de dentes, e, para fechar esse top , temos os Jogos de tiros, mas não se assustem, esse assunto se tornou relevante pois os gamers estão explorando o universo dos jogos para conhecer pessoas e flertar. 

Todos esses temas auxiliam na hora de criar conteúdos mais assertivos e que irão aumentar o engajamento da sua marca.

Como os assuntos e formatos não engajam sozinhos, os responsáveis por tudo isso são os creators. A Winnin também separou os influenciadores entre Micro (até 200 mil seguidores), Mid (até 1 milhão de seguidores), Top (até 5 milhões de seguidores) e Icon (+ de 5 milhões de seguidores). Os casais que estão com tudo nas redes são: 

Icon creators (+ de 5 milhões de seguidores) 
Virginia Fonseca e Zé Felipe 
Ludmilla e Brunna Gonçalves 

Top creators (até 5 milhões de seguidores) 
Mandy Candy e Marcelo Soares 
Ana Mosconi e João Rezende 

Mid creators (até 1 milhão de seguidores) 
Isabela Matte e João Assis 
Nicole Prazeres e Thiago Domingues 

Micro creators (até 200 mil seguidores) 
Yasmin Castilho e Lucas Provesi 
Maju Silva e Kaique N. Costa 

As três plataformas mais utilizadas por esses criadores de conteúdos são o Instagram, com vídeos curtos de dublagem, desafios e coreografias; o YouTube, vídeos de maior duração com mais detalhes da vida dos casais e o TikTok, vídeos curtos também, com dancinhas, pegadinhas e desafios. 

Para se manter atualizado e se diferenciar em um mercado tão amplo e competitivo como a internet é necessário explorar os temas mais comentados, as plataformas mais utilizadas, os formatos que mais engajam e os creators corretos. 

A junção de todos esses fatores é o que possibilita que uma campanha realmente faça muito sucesso nas redes sociais e engaje o público de maneira muito mais eficaz e assertiva. 

Metodologia do relatório 

As métricas são provenientes de dados do Brasil no Facebook, YouTube e Instagram de abril de 2021. O levantamento foi criado a partir de análise de dados feito pela inteligência artificial da Winnin, que analisou dentro do ecossistema de consumo da população sobre os conteúdos de relacionamentos e mapeou quais são os temas e creators, que estão dominando essa conversa. 

O intuito é mostrar que não faltam oportunidades para marcas se assumirem como criadoras de conteúdo e turbinar seu alcance e performance on-line principalmente nas datas comemorativas do calendário cultural. 

Todos os insights foram construídos a partir de dados do software proprietário de inteligência de vídeo da startup, o Winnin Insights, que mapeia novas tendências emergentes de acordo com múltiplas variáveis como setor, público-alvo e objetivo de negócios, entregando insights e permitindo que marcas e agências ajam rapidamente para criar produtos, ações e estratégias mais assertivas e relevantes. 

 

Foto: Pixabay.