A indústria chinesa ainda não abandonou alguns velhos hábitos, e a multinacional Volkswagen não ficou nem um pouco lisonjeada com a fabricante de carros elétricos ORA, que faz parte do grupo Great Wall Motors.
A marca apresentou, recentemente, um clone do Fusca no Salão do Automóvel de Xangai. Nomeado de ORA Punk Cat, o veículo tem os mesmos traços do icônico carro da montadora VW.
As últimas novidades do varejo. Confira aqui.
Leia também: Estratégia de marketing ‘Voltswagen’ será investigada.
Como se não bastasse, outra montadora chinesa, a SongSang Motors, fez o clone da icônica Kombi.
A montadora chinesa lançou um novo modelo inspirado em um já existente. Neste caso é a SongSang Motors que apresentou o SS Summer, uma van com design retrô claramente baseado na Volkswagen Kombi ou Tipo 2, conforme pode ser visto abaixo.
Ao-contrário do modelo original fabricado pela montadora alemã Volkswagen, que o chifre era frontal e mais proeminente e na parte de trás o nuematic de ajuda travava externamente, localizado bem no centro.
O clone da icônica Kombi tem quase 5 metros de comprimento e acrescenta a possibilidade de elevar a altura do interior por meio do conceito de teto removível, como foi feito na antiga VW Kombi equipada pela Westfalia. Porque quando se tratava de copiar, os chineses o completavam.
Seu-motor é híbrido e é dado por um propulsor elétrico e outro turbocompressor de 1,5 litros turbinado, com o qual atinge uma potência combinada de 320 cv, com um alcance de 550 km (segundo o fabricante).
Essa “belezura” não é barata para bolsos ocidentais: Tem um preço de 288 mil yuan (cerca de R$ 45 mil), e as primeiras entregas desse modelo serão feitas em 2022.
Volkswagen quer processar montadora chinesa
É possível perceber que a ORA se inspirou – para não dizer que copiou descaradamente – os traços do Volkswagen Fusca em seu novo Punk Cat. O capô com design curvo, os faróis arredondados e o desenho da parte traseira, com direito a lanternas ovaladas, remetem ao velho besouro.
O interior do ORA Punk Cat também faz lembrar o Fusca, já que é equipado com um volante de três raios e com instrumentos e mostradores em formato circular. Apesar da pegada retrô, o interior oferece tela de multimídia e console central em balanço.
Mas-a criação desse carro com “sensação de máquina do tempo”, como disse a própria ORA, não agradou nem um pouco à Volkswagen.
A Volkswagen não foi a única “vítima” dos chineses
Não é a primeira vez que a SongSang Motors se arrisca em uma cópia. No ano passado ela revelou no Beijing Motor Show o modelo SS Dolphin que é descaradamente uma cópia do Chevrolet Corvette de primeira geração.
Muitos-viram como uma espécie de homenagem, trazendo para esta época um modelo icônico, mas com motorização elétrica.
Fotos: Reprodução.