A Nike deu início a uma nova campanha focada no combate à masculinidade tóxica e a desigualdade de gênero, duas questões sociais que afetam também a forma como o público encara o esporte.
Os trabalhos fazem parte da “Play New”, ação que a companhia iniciou em maio e primeiro de olho no lado positivo da prática esportiva e como ela ajuda a população de formas diferentes no dia a dia.
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Desta vez, porém, o tom é mais sério e até ameaçador nas duas novas peças, que são bastante localizadas em contextos específicos.
A que deve ganhar mais destaque é “Toxic Football”, preparada pela Wieden + Kennedy London e que é protagonizada por uma bola envelhecida e vilanesca que cospe os clichês de “machão” como lições de moral para “ajudar” os jogadores a obterem sucesso no meio.
Com 50 segundos, o anúncio ainda conta com participação de Marcus Rashford, jogador do Manchester United. Confira na íntegra abaixo.
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Já a segunda peça é mais longa – são 2 minutos de duração – e é feita pela W+K Tokyo para o mercado japonês. Batizado de “New Girl”, o comercial aborda de forma quase surreal a imensa disparidade de oportunidades entre homens e mulheres no país a partir da pressão vivida por uma mulher grávida ao saber que sua cria será do sexo feminino.
Além da crítica frontal ao fato do Japão estar na 123° posição do ranking de igualdade de gênero, a Nike também trata bastante do fato de atletas japonesas serem bastante criticadas no país por retornarem às atividades esportivas depois de terem filhos. Confira abaixo.
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