Experiência de Marca

Covid: Atletas poderão ser expulsos do Japão se quebrarem regras

Embora as cartilhas não exijam vacinação para os participantes dos Jogos, mais de 80% dos residentes da Vila Olímpica e Paralímpica deverão ser vacinados,

Os atletas estrangeiros que competirão nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio poderão ser expulsos do Japão se violarem as normas destinadas a evitar a propagação de infecções por Covid-19, de acordo com as últimas diretrizes para os Jogos.

A terceira e última edição do “playbook” de Tóquio 2020 foi emitida conjuntamente pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o Comitê Paralímpico Internacional (CPI) e o Comitê Organizador de Tóquio 2020 (COT), na última semana. 

Leia também: Público japonês começa a aceitar realização da Tóquio 2020.

Os “playbooks” foram criados para ajudar os principais grupos interessados a completar seus preparativos para viajar e chegar ao Japão, além da permanência no país, e, por fim, sua partida de Tóquio.

Uma das principais atualizações da terceira versão do “playbook” está relacionada a detalhes adicionais sobre as regras sanitárias, com os organizadores alertando os atletas que infringirem as regras de que podem enfrentar sanções financeiras, desqualificação de eventos, e, por fim, expulsão do Japão.

“Pode-haver consequências impostas a você no caso de violação destas medidas ou instruções, tais como estar sujeito a medidas administrativas rigorosas, incluindo procedimentos para revogação de sua permissão de permanência no Japão.”, diz o documento.

Após o lançamento do terceiro “playbook”, o diretor-executivo do COI, Christophe Dubi, disse que “Os playbooks são o resultado de mais de um ano de estreita colaboração com importantes especialistas e instituições científicas, organizações esportivas e nossos parceiros no Japão. Agora todos conhecem as regras. É crucial que as medidas delineadas nos manuais sejam respeitadas para tornar os Jogos seguros e protegidos para todos os participantes e para o povo do Japão.”

O documento também diz que os atletas serão selecionados para testes de Covid-19 diariamente e terão que apresentar amostras de saliva às 9h ou 18h por meio dos oficiais de seus respectivos comitês olímpicos nacionais.

Embora as cartilhas não exijam vacinação para os participantes dos Jogos, mais de 80% dos residentes da Vila Olímpica e Paralímpica deverão ser vacinados, de acordo com as últimas informações recebidas pelo COI.

Vale lembrar que edições anteriores do “playbook”, lançado em fevereiro e atualizado em abril, proibiram o canto durante os eventos olímpicos e ordenaram que os atletas devem usar máscaras em todos os momentos, exceto quando estiverem ao ar livre ou se alimentando.

Os organizadores também disseram que outras atualizações do regulamento do “playbook” ainda podem ser acrescentadas antes dos Jogos. 

Um “playbook” separado para a mídia, além de oficiais, patrocinadores corporativos e trabalhadores dos Jogos, será lançado posteriormente.

 

Foto: Reprodução.