O Google anunciou, no Mês da Conscientização sobre Cibersegurança, que as chaves de acesso (passkeys) podem agora ser configuradas por todos os usuários de Android – por padrão. Trata-se de mais um passo da empresa para um futuro online sem senhas e mais seguro.
As chaves de acesso são um jeito mais prático e seguro para a criação de senhas em sites e aplicativos. Usando a impressão digital, reconhecimento facial ou o PIN de bloqueio de tela, a tecnologia funciona como uma opção de login nas contas Google. Agora, a empresa afirma que, quando o usuário logar em sua conta, uma solicitação para criar a chave de acesso aparecerá, simplificando logins futuros. O usuário também poderá ignorar a mensagem e seguir com sua senha, se for de sua preferência.
Sites e e-commerces, de diferentes tipos e tamanhos, estão adotando as chaves de acesso, o que possibilitará melhorias na experiência e segurança online dos usuários. Marcas como Uber já adotaram essa solução.
“No Uber, somos incansáveis em nossa busca por criar experiências mágicas sem comprometer a segurança do usuário. As chaves de acesso simplificam a experiência do usuário e promovem a acessibilidade, ao mesmo tempo em que aumentam a segurança que vem da redução da dependência de senhas tradicionais. No final das contas, isso é uma vitória para o Uber e para os clientes do Uber. Vimos ótimos resultados com o lançamento do produto em nossos aplicativos e incentivamos todos os usuários a adotá-lo.”, disse Ramsin Betyousef, Diretor Sênior de Engenharia do Uber.
Para quem ainda não experimentou as chaves de acesso, o Google preparou um tutorial, dividido em 9 passos simples, sobre como configurar a tecnologia em uma conta Google, para acessar, clique aqui.
Foto: Divulgação