Dois meses após ter sido lançado pela P&G, o movimento #PrideSkill já reúne companhias de diversos segmentos com o objetivo de facilitar o encontro de profissionais LGBTQIA+ a ambientes de trabalho inclusivos, em que funcionários se sintam seguros, valorizados e aceitos.
Entre as empresas apoiadoras do movimento estão Alcoa, Ambev, Avon, Basf, Coca-Cola Brasil, Grupo Carrefour, L’Oréal Brasil e GPA, além do Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+ e da Grey Brasil, que desenvolveu a iniciativa junto à P&G.
Chegou konecte-me, o app que está ligando empresas a pessoas. Clique e conheça
A presença de profissionais LGBTQIA+ no mercado de trabalho ainda é pequena. Segundo estudo da UFMG e Unicamp, 21,6% dos LGBTQIA+ estão desempregados enquanto o índice total no Brasil é de 12,2%, segundo o IBGE.
Um dos principais motivos da não contratação desses profissionais é o preconceito, é o que relatam 75% dos entrevistados da pesquisa Oldiversity, realizada pelo Grupo Croma.
Nos-ultimos anos, muitas empresas passaram a implementar políticas de inclusão de minorias políticas, mas, muitas vezes, quando uma empresa necessita ir ao mercado para encontrar profissionais LGBTQIA+, a busca se torna um desafio, uma vez que não há maneiras de identificar se uma pessoa é LGBTQIA+ só pela foto ou nome no currículo.
Sendo assim, a P&G, com o apoio do Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+, quer encorajar as pessoas a se identificar como LGBTQIA+ e incluírem “Pride” como uma competência em seu perfil profissional. Desta maneira, os recrutadores conseguirão encontrar esses profissionais muito mais facilmente, além de dar total visibilidade aos membros da comunidade.
“O PrideSkill foi criado para ir além das paredes da P&G, e impactar positivamente a sociedade, atribuindo um novo olhar para a presença de profissionais LGBTQIA+ no mercado de trabalho. Por isso, é tão importante o apoio de empresas que compartilhem da visão de que a inclusão é um caminho para a diversidade e uma forma de fortalecer a cultura do pensamento diverso.”, afirma Guilherme Bittar, Líder Gable Brasil.
“O convite está aberto para todas as empresas que queiram se juntar ao PrideSkill nessa jornada intencional em busca de um mundo em que todos possam prosperar independente da sua orientação sexual e identidade de gênero.”
Para promover o movimento, a P&G Brasil, Ambev, Avon e L’Oréal Brasil se juntaram para uma live no Instagram, no dia 25/06, com tema Open Talk: #PrideSkill.
O evento contou com Enrique Hernandez, diretor de Marketing da P&G, Caio Funck, gerente Sênior de Planejamento de Vendas & Aquisição de Representantes da Avon, Mariana Salgueiro, diretora de Marca de Kérastase & Redken – L’Oréal Brasil e Paula Guedes de Mendonça, gerente-corporativa de Consumer Science para América do Sul na Ambev e foi transmitido nos perfis @pgcareersbr , @loreal_brasil , @ambev e @caiofunck .
A iniciativa surgiu por meio do pilar de afinidade LGBTQIA+ da P&G, o Gable (Gay, Ally, Bisexual, Lesbian & Transgender Employees), originado em 2010 no Brasil, e foi criado em parceria com a Grey Brasil e com o apoio do Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+.
Para saber mais e se juntar ao movimento, acesse try.descubrapg.com.br/ prideskill / .