Desde 1997, o Advertising Age homenageia as mulheres da indústria de comunicação que vem conseguindo, por meio de seu trabalho e atuação, furar a bolha de um setor que, por muitos anos, foi amplamente dominado por homens.
Neste ano, mais uma vez, a veiculação estadunidense apresenta uma lista de 50 mulheres que vêm chamando a atenção da indústria com seus trabalhos em agências de publicidade, anunciantes, veículos, empresas de tecnologia, startups e plataformas digitais.
Chegou konecte-me, o app que está ligando empresas a pessoas. Clique e conheça
A lista do Leading Women 2021 do Advertising Age é dividida em duas partes: uma traz 25 mulheres que atuam em empresas dos Estados Unidos enquanto a outra reúne 25 nomes de executivas que trabalham em empresas na Europa.
Na seleção deste ano, duas brasileiras aparecem destacadas. A primeira é Bianca Guimarães, que desde julho do ano passado tornou-se sócia e diretora executiva de criação da agência Mischief @ No Fixed Address, uma empreitada de seu ex chefe, Greg Hamn.
Bianca, antes, trabalhava na BBDO de Nova York, onde trabalhou em projetos premiados, como “Back to School Essentials”, para Sandy Hook Promise, que conquistou o Emmy.
Em entrevista ao Advertising Age, ao ser questionada sobre o maior risco que correu na carreira, Bianca respondeu que o maior deles teria sido continuar no Brasil, onze anos atrás, em um trabalho que não a preenchia criativamente.
A criativa também disse que é importante que os líderes da indústria se dediquem a cultivar talentos. “Não podemos apenas contratar pensando em diversidade e esperar que essas pessoas prosperem da mesma forma que aquelas que tiveram oportunidades melhores no passado, com mais confiança ou até mesmo que se vejam refletidas no nível da liderança.”
A outra profissional foi destaca na lista europeia do Leading Women. Trata-se de Tati Lindenberg, vice-presidente de marketing para home care da Unilever na Europa.
No ano passado, em meio à pandemia, ela teve o desafio de redirecionar o conceito de comunicação da marca OMO, que por anos incentivou as crianças a brincarem – e se sujarem – fora de casa.
A profissional liderou o novo conceito “Home is Good”, conectando famílias às equipes das agências parceiras da Unilever e criando um programa de incentivo à participação dos pequenos nas questões de reciclagem e preservação ambiental. Com essas medidas, a marca conquistou 95% de participação do segmento no ano passado.
O Advertising Age questionou Tati a respeito de qual conselho ela daria para si própria, quando jovem. “Cresci na área rural do Brasil, a milhões de quilômetros de distância do caos de Bombai e Londres. Enquanto meus sonhos pareciam inacessíveis naquele contexto, eu diria para minha versão mais jovem para confiar em seus instintos, manter a cabeça erguida e se sentir confortada ao descobrir que seus planos eram fortes e viáveis.”
Tati também destacou a urgência da indústria ir mais adiante na inclusão de gênero, racial, sexualidade e de pessoas com deficiência. “Mudanças sistêmicas precisam acontecer para permear a publicidade. Crianças de até dois anos podem categorizar as pessoas, e, ao ignorar a atenção das crianças a respeito dessas diferenças, podemos contribuir, sem querer, para o preconceito e estereótipos acumulados na sociedade. O silêncio sobre a questão de raça, por exemplo, não impede que as crianças percebam as diferenças raciais e outras diferenças: em vez disso, o silêncio os inibe de fazer perguntas e de ter conversas sobre o assunto.”, declarou.
Outros destaques
A lista do Leading Women 2021 traz também outros nomes de destaque na indústria da comunicação, como Emma Armstrong, presidente da FCB Nova York; Julie Clark, global head of ad revenue innovation do Spotify; Tiana Coley, VP global da Kellogg Company; Jackie Gagne, senior vice-presidente de multicultural marketing da WarnerMedia; Andrea Mallard, chief marketing officer do Pinterest; Kemi Anthony, marketing communications manager da Ikea; Liz Barnsdale, managing director da Accenture Interactive; Cristina Buzarko, CEO da Movistar/Telefonica; Fiona Gordon, CEO da Publicis Reino Unido e outras.
A lista completa das homenageadas pode ser vista no site do Adversting Age.