O iFood do Brasil acaba de assinar um compromisso público para reduzir os plásticos descartáveis em suas entregas de comida com a campanha #DeLivreDePlástico, organizada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), principal autoridade ambiental no sistema das Nações Unidas (ONU), e pela Oceana, maior organização não-governamental sem fins lucrativos focada na proteção dos oceanos no mundo.
O compromisso é dividido em três fases. Na primeira, o foco principal serão os itens descartáveis. Até 2025, 80% dos pedidos deixarão de enviar talheres, pratos, copos, guardanapos e canudos plásticos.
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Mesmo antes de assumir o compromisso público com o Pnumae a Oceana o iFood já tinha como meta zerar a poluição plástica até 2025. Com o engajamento de lojas parceiras e clientes, a companhia já atingiu mais de 17 milhões de pedidos entregues sem talheres plásticos esse ano.
Até lá, o iFood também incluirá sachês na iniciativa de não envio de itens opcionais. Além disso, a companhia realizará estudos para definição de um plano de trabalho para inserção de embalagens retornáveis e/ou reutilizáveis nas entregas de refeições. O prazo para essa iniciativa é dezembro de 2022.
A companhia já trabalha nesse tema. Em parceria com a Suzano, a empresa lançou o desafio “Embalagem do Futuro”, que tem como objetivo desenvolver embalagens sustentáveis para o setor de entrega de refeições.
Aberto ao público, o programa teve inscrições prorrogadas até 1º de agosto. Na última fase, até março de 2023, o iFood definirá um plano de trabalho com metas públicas para a inserção de embalagens retornáveis e/ou reutilizáveis para entrega de refeições.
Reconhecendo a importância da transparência e do acesso à informação pela sociedade brasileira, o iFood também se comprometeu a divulgar informações em seu site institucional.
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