Acho que não vale a pena ressaltar que a internet mudou o mundo, principalmente, para nós comunicadores e grandes usuários.
Mais que uma rede interligada de computadores, é uma fonte infinita de informação, uma fonte inesgotável de conhecimento, de comunicação universal, interconectada, que nos oferece e informa conteúdo nos mais variados segmentos.
Nunca foi tão fácil adquirir conhecimento, versátil na sua utilização mudou os relacionamentos nas redes sociais, na vida prática, e mais significativamente na comunicação.
Ainda assim, o acesso à internet ainda não faz parte da realidade de milhares de brasileiros.
Diante do cenário atual, da versatilidade dos meios, dos prós e dos contra, temos ressaltar a internet no marketing digital.
Sem querer entrar no mérito didático e conceitual da atividade, posso simplificar a sua definição e apresentação. É um conceito midiático de estratégias e mídias que têm, como objetivo mercadológico, a comunicação on-line com mercado.
É Importante não esquecer que o marketing on-line tem a mesma eficiência do marketing tradicional.
Independente das mídias escolhidas, o marketing digital e o marketing presencial têm à disposição as mesmas alternativas, porém, o que muda é o foco e a ferramenta.
Na prática, as grandes diferenças estão relacionadas às mídias alternativas, porém, o objetivo, em síntese, é o mesmo, atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.
Outra grande diferença na comunicação digital é a interatividade, a criação de conteúdo (Marketing de conteúdo), servindo para reforçar o posicionamento da marca no ambiente digital.
Ainda assim, com todas as suas aplicações e mesmo sendo um direito social, a internet começa a ser restringida e cerceada.
De acordo com a informação da Freedom House, a liberdade de expressão na internet caiu em 32 dos 65 países desde junho de 2014.
Foram registrados “declínios notáveis” na Líbia, França, e, pelo segundo ano consecutivo, na Ucrânia.
Mas vamos aos pontos positivos. No marketing digital temos que ressaltar a tecnologia utilizada no uso de softwares que ajuda a descobrir tendências, necessidades e comportamentos relevantes dos clientes com base nos dados coletados.
Outra grande característica da ferramenta digital é a capacidade de mensuração, permitindo uma avaliação de resultados de forma sistêmica e progressiva.
Posto isso, e considerando a obviedade da comunicação, afinal estamos conversando com profissionais, vamos ao ponto principal deste artigo.
Como nós usuários avaliamos a importância desta ferramenta.
Quais são os benefícios e tendências para o mercado, e sua relevância. Por último, quais as vantagens competitivas?
Acho que vou começar pelo fim, assim, em minha opinião, as vantagens são muitas, ainda que eu seja obrigado a ressaltar a interatividade da ferramenta com o seu público.
Um dos pontos mais importantes é a valorização, não só do produto, mas, acima de tudo, da troca de experiências com o consumidor.
É uma interação de mão dupla, interagindo e reconhecendo as exigências e importância dos consumidores no reconhecimento e conhecimento da marca.
Na sua diversidade estratégica, cito o apoio ao relacionamento interativo e à assertividade e eficácia da ferramenta.
No critério estratégico, ressalto os sistemas tecnológicos que o marketing digital dispõe.
CRM, software responsável pela gestão de relacionamento com seus clientes, além do cadastro e follow-ups interativos.
Software de busca (SEO), mecanismo utilizado para ranqueamento de páginas e conteúdos, um dos pré-requisitos determinados pela pesquisa.
CMS, sistema de gestão de conteúdos utilizados na produção de sites e blogs.
Estas alternativas fazem parte de uma infinidade de ações aplicáveis no marketing digital.
Porém, como o ponto principal é a interação e o marketing de conteúdo, ressaltando que, quando essa tecnologia é aplicada, estamos criando uma forma de audiência por meio de uma canal estratégico de comunicação interativa.
Estas são algumas das alternativas que respondem às minhas perguntas iniciais sobre as vantagens do marketing digital.
Como sou apenas um usuário, um comunicador, espero que os experts me perdoem o meu conhecimento limitado sobre a tecnologia da atividade nos seus principais benefícios.
A minha intenção neste artigo é reconhecer a importância da atividade na sua efetividade, sem esquecer as redes sociais.