Nesse sentido, o machine learning tem se destacado como um dos recursos mais promissores para os próximos anos. Mas, o que é e como aplicar nas empresas?
Braço importante da Inteligência Artificial e cada vez mais presente na atualidade, o machine learning, ou em tradução livre “aprendizado de máquina”, é um conjunto de técnicas computacionais que visam utilizar dados estruturados ou não estruturados para a elaboração de algoritmos que possam aprender padrões de forma independente.
Trata-se de um aspecto da tecnologia que permite que os computadores consigam aprender sozinhos a tomar decisões. Essa ferramenta pode detectar padrões que não foram percebidos por humanos e, assim, propor soluções não pensadas antes.
Nesse contexto, qualquer empresa pode aplicar o aprendizado de máquinas, desde pequenas e médias, até grandes companhias. Para isto, é necessário ter uma base sólida de dados dos problemas a serem solucionados.
Nesse cenário, surge o profissional que terá uma função primordial na aplicação do machine learning nas empresas: O cientista de dados. Esse especialista irá analisar toda a problemática e traçar a melhor maneira de solucionar o desafio.
Quando falamos sobre experiência do consumidor, por exemplo, o machine learning pode ser aplicado em agentes de atendimento automatizados como uma solução para responder às dúvidas de clientes por meio do processamento de linguagem natural. Assim, a tecnologia oferece ao usuário respostas ao chamado com qualidade e promove um atendimento mais ágil e assertivo.
Desta forma, as técnicas de machine learning permitem o aumento da produtividade de diversos processos em uma empresa, uma vez que é um conceito amplamente utilizado para automatizar processos, tornando-os mais rápidos, e, consequentemente, mais práticos e eficientes.
Assim, o machine learning contribui para a diminuição dos erros humanos e redução de custos das empresas a longo prazo.
As múltiplas aplicações do machine learning nas empresas
Apesar de parecer complexo, essa tecnologia já é realidade e está extremamente presente em nosso dia a dia. Os tradutores de texto, por exemplo, contam com o machine learning presente em sua rotina. Isto porque, para viabilizar o trabalho, é preciso que um software assemelhe diversas questões relacionadas à língua, tanto com relação a ortografia, quanto expressões regionais.
Outro exemplo, são os sites de compras on-line e aplicativos de geolocalização, além de outras tecnologias como reconhecimento facial e as próprias redes sociais.
Existem alguns desafios que devem ser levados em conta durante a aplicação do machine learning nas empresas. Dentre eles, podemos citar a elaboração de bases de dados que atendam os algoritmos, além da importância do entendimento dos conceitos e técnicas por parte dos gestores da empresa. Também há uma importante necessidade de encontrar especialistas capacitados, e, assim, evitar possíveis gaps durante a aplicação do recurso.
Com um estudo aprofundado sobre machine learning e uma aplicação adequada nos processos, inúmeras áreas da empresa podem ser impactadas positivamente.
Independente do campo ou do tipo de empresa, o machine learning pode otimizar toda a produtividade presente na cadeia dos colaboradores. No final, os resultados serão coletados, tanto pela instituição, quanto pelo cliente.