Com o objetivo de acelerar a carreira de profissionais negros, e, assim, colocá-los em posições de liderança, o Facebook e a EmpregueAfro desenvolveram o Projeto Goma, que se trata de um hub com material gratuito e on-line que reforça a importância do desenvolvimento de carreiras desse grupo e fornece ferramentas necessárias para que as empresas criem programas próprios voltados a isso.
O conteúdo do Projeto Goma é dividido nos módulos Contexto para Empresas, Capacitação para Mentores, Capacitação para Mentorados, Consciência Racial e Modelo de Mentoria.
Chegou konecte-me, o app que está ligando empresas a pessoas. Clique e conheça
Ele estará disponível em vídeos, PDFs, podcasts, ebooks e outros formatos no site e redes sociais do Projeto Goma, e será lançado em 24 de agosto, assim como todo o material.
Segundo-comunicado do Facebook, as empresas trabalharam durante um ano na iniciativa em parceria com especialistas em diversidade e carreira e representantes do Conselho de Clientes do Facebook Brasil, que inclui empresas como AlmapBBDO, Ambev, Blinks Essence, Coca-Cola Brasil, Flagcx, General Motors, Johnson & Johnson, Magazine Luiza, Natura, Nestlé, Netflix, Pepsico, Publicis, Raccoon, Santander, Stellantis, Suno Creators, Unilever, Wieden + Kennedy, WMcCann, e Wunderman Thompson.
O nome foi eleito pelo significado que a palavra “goma” tem em vários contexto: Se trata de um alimento das regiões Norte e Nordeste e uma gíria para ambientes da comunidade na cultura negra.
De acordo com dados do Instituto Ethos e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pessoas negras ocupam 5% dos cargos de liderança nas 500 maiores empresas do Brasil.
Além do próprio anúncio da iniciativa, as empresas comunicaram a criação do projeto por meio de uma campanha criada pela AlmapBBDO.
A comunicação segue o conceito “Goma. Um programa para mudar o organograma” e convidam o público conhecer melhor a importância do projeto por meio de publicações em redes sociais.