O Brasil é conhecido mundialmente como o país do futebol, e, mesmo que o esporte tenha a imagem de alegre, democrático e inclusivo, apesar dos recentes avanços, ainda não oferece ambiente favorável para a prática pelas mulheres.
Seguindo seu compromisso de fomentar o futebol feminino no país e criar oportunidades reais para a inclusão feminina em todos os esportes, a Nike anuncia o apoio ao “Nossa Arena”, o primeiro espaço poliesportivo dedicado exclusivamente para as mulheres, localizado na Barra Funda, em São Paulo.
Leia também: Nike e Serena Williams lançam coleção criada por designers emergentes.
“Tudo o que realizamos como marca é parte de uma jornada maior, que tem como objetivo contribuir para elevar a participação das mulheres no esporte. Queremos que, um dia, no Brasil, o futebol e todas as outras modalidades se tornem um hábito diário para as mulheres. Sabemos que as mudanças levam tempo para acontecer, mas esse é mais um importante movimento para construir uma nova realidade.”, diz Gustavo Viana, diretor de Marketing da Fisia, Distribuidora Oficial Nike no Brasil.
A Nike também decorou o espaço com chuteiras icônicas e algumas das principais camisas de clubes e seleções parceiras da Nike (Brasil, Barcelona, Corinthians, Liverpool e PSG), que podem ser compradas via QR code diretamente em Nike.com, e construiu a “Parede da Fama” onde as principais atletas do país deixarão seu autógrafo – que, inclusive, já foi visitada por algumas esportistas de peso.
O apoio ao “Nossa Arena” reforça ainda mais o plano da Nike para o desenvolvimento do futebol feminino no Brasil a longo prazo. Em 2019, a marca lançou o primeiro uniforme da Seleção Brasileira Feminina de Futebol, desenvolvido exclusivamente para o corpo feminino.
Também inaugurou o Nike F.C., plataforma real de acesso à prática do futebol gratuitamente com foco nas mulheres em São Paulo e a Premier Cup, competição de base para atletas mulheres sub-17.
“Ter uma marca esportiva tão relevante como a Nike como parceira desse espaço tão pioneiro e necessário demonstra a evolução real e consistente do esporte feminino. Tenho certeza de que juntas vamos inspirar e permitir que mais e mais meninas e mulheres descubram o prazer de praticar esporte em um ambiente seguro e acolhedor.”, diz Júlia Vergueiro, fundadora do Nossa Arena.
Ainda como parte da parceria, a Nike tem planos futuros para explorar ainda mais o espaço, oferecendo mais oportunidades para as mulheres e seguir incentivando a prática da atividade física para todas.
Fotos: Divulgação/Nike.