Ao longo de seus 35 anos de trajetória, SAZÓN não apenas temperou pratos, mas também corações, marcando sua presença em mais de 39 milhões de domicílios brasileiros. Desde seu lançamento em 1988, a marca líder de temperos e caldos em pó da Ajinomoto do Brasil, se tornou uma referência não só na culinária, mas também na publicidade, graças a campanhas memoráveis que souberam traduzir a essência do amor à mesa.
A estratégia de comunicar os benefícios emocionais do produto foi um marco para SAZÓN entre os anos de 1992 e 2013. O uso da icônica música “É o Amor”, de Zezé di Camargo e Luciano, consolidou a marca como o “Tempero do Amor”, um elemento essencial nas cozinhas brasileiras. Mas não parou por aí. Em 2013, a estratégia de comunicação evoluiu, focando nos benefícios funcionais e na versatilidade da linha, apresentando a assinatura “SAZÓN, Pode Variar, Pode Repetir”, dado o amplo portfólio de 11 versões de temperos.
A dinâmica da comunicação continuou sua evolução a partir de 2016, mantendo os aspectos funcionais, mas realçando também os benefícios emocionais e o prazer de cozinhar, com uma abordagem multidimensional que visava fortalecer o vínculo e a fidelidade com os consumidores. Em 2018, SAZÓN completou 30 anos e sua comunicação voltou-se para um propósito maior, com a campanha “Há 30 anos espalhando o amor”, em que destacou histórias reais de pessoas que utilizavam a comida como forma de espalhar carinho e solidariedade.
Não apenas contando histórias, mas colocando “a mão na massa”, SAZÓN transformou seu discurso em ações tangíveis a partir de 2019, com a campanha “Espalhe Mais Amor”. A marca passou a engajar consumidores em causas sociais, colaborando com a Associação Prato Cheio e SP Invisível. Em 2020, a campanha “Esquadrão do Amor” expandiu o propósito, ajudando ONGs a disseminar o amor e reduzir o desperdício de alimentos.
No ano seguinte, SAZÓN reforçou sua mensagem de inovação e responsabilidade social com a campanha “Somos todos Esquadrão do Amor”, contribuindo para diminuir o desperdício alimentar por meio de doações mensais às ONGs, que auxiliavam pessoas em situação de vulnerabilidade. Em 2022, dentro do programa Mais Você (TV Globo), SAZÓN lançou o reality show “Xepa com Amor”, convidando influenciadores a produzirem receitas que aproveitam os alimentos, promovendo a redução do desperdício.
A marca voltou a estar presente em reality shows, em 2023, por meio de ativações nas provas realizadas durante o Big Brother Brasil. E patrocinou ainda o quadro “Café Com Eliminado”, no programa Mais Você, nos três meses que duraram o reality.
Essa jornada de SAZÓN foi pontuada por colaborações marcantes de artistas renomados, como Agnaldo Rayol, Zezé di Camargo e Luciano, Hebe Camargo, Guta Stresser, Chris Flores, Ana Maria Braga, Douglas Silva e, recentemente, Babu Santana. A presença da marca nas telinhas, desde os anos 90 até hoje, com aparições em programas televisivos, evidencia sua relevância na cultura e nas cozinhas brasileiras.