Feiras

Apex-Brasil leva empresários brasileiros à Adipec 2021

A feira acontece todos os anos na Capital dos Emirados Árabes Unidos, um dos principais produtores e exportadores de petróleo do mundo.

Uma delegação brasileira de empresários do setor privado e autoridades do Governo Federal participarão, entre os dias 15 e 19 de novembro, da Abu Dhabi International Petroleum Exhibition & Conference (Adipec 2021), considerada a maior feira internacional de petróleo e gás da região do Conselho de Cooperação do Golfo Pérsico. 

A feira de negócios acontece todos os anos na Capital dos Emirados Árabes Unidos, um dos principais produtores e exportadores de petróleo do mundo.

Leia também: Apex-Brasil ativará empresas brasileiras em feiras internacionais.

Serão selecionadas dez empresas com até dois representantes cada. O objetivo da comitiva brasileira é promover as oportunidades de investimentos e negócios no setor de petróleo e gás, bem como, desenvolver parcerias internacionais e projetos de inovação com instituições locais. 

O-grupo será liderado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio do EA Dubai

Durante o evento, a Apex-Brasil irá disponibilizar um lounge para promover a imagem do Brasil com salas de reunião para atender às empresas e participar de seminários e visitas técnicas a locais de interesse estratégico para o setor nessa região.

O especialista da área de petróleo e gás da Coordenação de Investimentos da Apex-Brasil, Carlos Padilla, considera o evento uma excelente oportunidade de aprimoramento de conhecimentos e de conexão para as empresas brasileiras com parceiros qualificados e habilitados a apoiar a abordagem ao mercado dos Emirados Árabes Unidos e à região do Conselho de Cooperação do Golfo.

“A feira é uma vitrina para as empresas brasileiras e instituições do setor desenvolverem parcerias internacionais e projetos de investimentos. É inevitável que a internacionalização seja um tema importante nessa ação, visto que os Emirados representam um importante hub de negócios para os países da região e para a Ásia. A representação do Brasil em feiras como essa fortalece a imagem do País na atração de investidores estrangeiros, além de situá-lo como um relevante ator global no setor de petróleo e gás.”, destaca Padilla.

A feira é conhecida como um ‘evento premium’ do Oriente Médio, que atende indústrias internacionais de petróleo e gás, reunindo lideranças executivas e governamentais e acadêmicos dedicados ao networking

Visa promover a cooperação e o entendimento entre a comunidade internacional de petróleo e gás, e constituir-se em um fórum para a troca de ideias, informação e transferência tecnológica.

Em sua última edição, em 2019, a Adipec contou com 25 pavilhões internacionais, com cerca de 2,2 mil empresas expositoras, incluindo mais de 50 das principais produtoras globais de petróleo e gás. 

O encontro proporcionou um ambiente favorável às exportações, à formação de parcerias internacionais e à atração de investimentos.

Programação

Durante os quatro dias da Adipec 2021, haverá sessões com especialistas da indústria de petróleo e gás que atuam no mundo todo, além de técnicos brasileiros da Petrobras, Ministério de Minas e Energia e Agência Nacional do Petróleo para discussão de oportunidades e compartilhamento de conhecimentos. 

Estão previstas, também, visitas ao Abu Dhabi Global Markets (ADGM), importante centro financeiro internacional da Capital, e ao Ras Al Khaimah Economic Zone (Rakez). 

Trata-se de um centro comercial e industrial de negócios que oferece soluções personalizáveis para empresas de zona franca e não-franca em uma comunidade multinacional com mais de 50 anos.

A delegação brasileira também terá a oportunidade de conhecer o The Catalyst, primeira aceleradora de startups em tecnologia limpa da região do Oriente Médio, baseada na zona franca da cidade sustentável de Masdar, em Abu Dhabi. 

Outra atração será o porto de Jebel Ali, o maior e mais movimentado do Oriente Médio. A programação será encerrada no dia 19, com a visita ao pavilhão da ExpoDubai 2020.

ExpoDubai 2020

A Adipec 2021 ocorre no contexto da Expo Dubai 2020, que acontece entre 1º de outubro de 2021 e 31 de março de 2022, e deve receber 25 milhões de visitantes, além dos 200 participantes, incluindo nações, organizações multilaterais, empresas e instituições educacionais. 

Tendo como tema central ‘Conectando Mentes, Criando o Futuro’ e subtemas ‘Sustentabilidade, Oportunidade e Mobilidade’, a ExpoDubai 2020 possibilitará aos representantes brasileiros mostrar ao mundo áreas e questões em que o País é líder.  

O parque de exposições será dividido em três distritos localizados entre Dubai e Abu Dhabi.

O Brasil marcará presença com um Pavilhão de quase 4 mil metros quadrados, organizado pela Apex-Brasil, que pela terceira vez lidera a participação brasileira na exposição mundial. 

A Agência estabeleceu parcerias com empresas, instituições privadas e órgãos governamentais para compor a programação do pavilhão, que inclui apresentações musicais, espetáculos de dança e teatro, festas comandadas por DJs, instalações artísticas, ações voltadas para o público infantil e ativações comerciais pontuais.

Também é ali onde devem ser fechados novos negócios que possibilitarão um incremento nas exportações brasileiras.

 

Foto: Reprodução.