Há 12 anos, a Ambev realiza o Dia de Responsa, um dos momentos mais importantes do calendário da Ambev que simboliza o compromisso diário da companhia com o consumo responsável de bebidas alcoólicas.
Neste ano, em sua 13ª edição, além de renovar o seu compromisso, a Ambev vai promover conversas sobre autoconhecimento e uma série de ações com todo o seu ecossistema.
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Em uma das iniciativas, a companhia vai levar a conversa também para o Zé Delivery, aplicativo que é o maior especialista na entrega de bebidas.
Entre os dias 16 e 19 de setembro, os usuários do app terão acesso a conteúdo sobre consumo responsável, mitos e verdades que envolvem a ingestão de álcool e indicação para participar do 0800-Disque Responsa para fazer um Raio-X sobre os seus hábitos relacionados a bebidas alcoólicas.
“O Dia de Responsa é uma tradição na Ambev e reflete nossa preocupação com os exageros e abusos no consumo de álcool. É muito importante que todo o nosso ecossistema esteja conectado nestes dias. Acreditamos que com a campanha no Zé Delivery, para seus mais de 4 milhões de usuários ativos, vamos conseguir dar um alcance ainda maior para essas mensagens e conscientizar ainda mais pessoas sobre a importância do autoconhecimento e do consumo moderado.”, afirma Carla Crippa, vice-presidente de Relações Corporativas da Ambev Brasil.
Jornada para o consumo consciente
Há 20 anos a Ambev trabalha para a promoção do consumo consciente, engajando todo o seu ecossistema neste propósito. Entre 2009 e 2015, a companhia realizou parceria com órgãos públicos, ONGs, bares e restaurantes para o combate do consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos de idade.
Projetos foram realizados gerando a conscientização da população, além do aumento nas restrições dificultando o acesso às bebidas por esta faixa etária.
A partir de 2013, a Ambev, em parceria com órgãos públicos e privados, trabalharam intensamente para a prevenção de acidentes de trânsito ligados à alcoolemia.
Somente no Distrito Federal, o projeto alcançou redução de 61% dos acidentes de trânsito. Em São Paulo, a parceria com o Governo do Estado possibilitou a criação do projeto Infosiga.
Conectando órgãos do sistema de trânsito de todo o Brasil, a parceria com o Ministério de Infraestrutura resultou na criação da plataforma Renaest, que unificará dados de trânsito de todo o país.
Em 2020, a Ambev lançou o compromisso público de impactar 2,5 milhões de consumidores na redução do consumo abusivo até 2022 e lançou a plataforma da moderação.
Até agora, mais de 1 milhão de pessoas foram impactadas. Para facilitar a mudança de comportamento, as prioridades são promover o autoconhecimento e conscientizar aqueles que podem beber (maiores de 18 anos e que não irão dirigir ou estão em situação de risco médico) sobre o que é a moderação, por meio de ferramentas que ajudem nessa jornada de equilíbrio, que envolve quatro conceitos principais:
1. Saúde em primeiro lugar: Consumidores saudáveis podem brindar de forma moderada durante toda a vida. A pauta de moderação não é sobre valores de comportamento.
2. Álcool não deve ser usado como válvula de escape de momentos ruins: Deve ser associado à celebração e bons momentos.
3. Autoconhecimento é liberdade: Entender como seu corpo reage ao que (e quanto) é o caminho para fazer escolhas de modo autêntico.
4. Beber deve ser um prazer: Além do porquê do consumo, devemos incentivar o modo de consumo. Beber devagar, saboreando a bebida torna momentos inesquecíveis.
Fotos: Divulgação.