Quatro turistas espaciais americanos, Jared Isaacman, Hayley Arceneaux, Sian Proctor e Chris Sembroski iniciaram na quarta-feira, 15, uma incrível viagem em gravidade zero em um nave espacial da SpaceX, na qual devem passar três dias em órbita ao redor da Terra sem nenhum astronauta profissional a bordo.
O voo a bordo da nave Crew Dragon, da Spacex entra para a história como a grande viagem da “Era do turismo espacial”.
O foguete Falcon9 decolou na hora prevista, às 20h02 do horário local (21h02 de Brasília) desde a lendária plataforma de lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA), acendendo uma bola de fogo que iluminou a noite.
Minutos depois, a cápsula Dragon, contendo os passageiros, se desacoplou do corpo do foguete para iniciar o passeio em órbita.
“Poucos já estiveram lá e muitos seguirão. A porta está abrindo, é muito incrível.”, declarou o bilionário Jared Isaacman, comandante da missão, desde o interior da cápsula depois de chegar ao espaço.
Esta missão encerra um verão (Hemisfério Norte, inverno no Brasil) marcado por voos de bilionários ao espaço. A Virgin Galactic e Blue Origin fizeram voos com civis em 2021, mas foram suborbitais e rápidos, de apenas alguns minutos, enquanto a Inspiration4 é uma missão orbital de verdade, já que as quatro pessoas vão passar cerca de 3 dias orbitando nosso planeta.
A missão foi fretada pelo bilionário Jared Isaacman, 38 anos, diretor de uma empresa de serviços financeiros e piloto experiente.
O preço pago à SpaceX não foi revelado, mas as especulações mencionam dezenas de milhões de dólares. Ele será o comandante a bordo e ofereceu as outras três vagas a desconhecidos.
Hayley Arceneaux, sobrevivente de câncer quando era criança, é uma médica assistente de 29 anos. Ela será a mulher americana mais jovem a entrar em órbita e a primeira pessoa com uma prótese (de fêmur) a viajar ao espaço.
Chris Sembroski, de 42 anos, é um ex oficial da Força Aérea americana que atualmente trabalha na indústria da aviação.
A quarta integrante é Sian Proctor, uma professora de Geologia de 51 anos que chegou perto de ser selecionada em 2009 para a função de astronauta da Nasa. Ela será a quarta mulher afro-americana a viajar ao espaço.