Para reunir o trade em total conformidade com as restrições ainda impostas pela pandemia, a Abav Nacional realiza seu evento anual este ano em formato híbrido.
A programação presencial se desenvolverá no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com público limitado a um fluxo simultâneo de três mil pessoas, que se alternarão entre 13h30 e 20h30 nos dias 6,7 e 8 de outubro.
Leia também: Abav Expo abre edital para escolher sua sede em 2022.
A expectativa da organização é reunir perto de oito mil pessoas, ao término dos três dias de atividades, e outras 20 mil na audiência da plataforma on-line que espelhará a programação física.
A todos os participantes será exigido comprovante de vacinação completa, e os que tiverem se vacinado apenas com a primeira dose deverão apresentar adicionalmente teste negativo para Covid-19 (antígeno ou RTPCR), realizado 24 horas antes do evento.
A-comprovação poderá ser feita mediante apresentação do Cartão de Vacinação contra o Covid-19 ou registro das doses no APP do ConecteSUS, do Ministério da Saúde, e com apresentação de documento oficial de identificação com foto.
Para comprovação de testagem negativa, deve ser apresentado o laudo laboratorial e documento de identidade.
Dentro do pavilhão, o controle de acesso do público se dará por um sistema online que exibirá de forma contínua o volume de pessoas em circulação em cada área do pavilhão que totaliza 27 mil metros quadrados. As credenciais, impressas ou em QR Code carregadas no celular, deverão ser apresentadas na entrada e na saída, que terão oito portas para evitar qualquer risco de aglomeração.
Somente será permitida a entrada de pessoas portando máscaras e estas devem permanecer utilizando adequadamente o acessório durante todo o tempo de estada, sendo permitida sua retirada, exclusivamente, para ingestão de alimentos e bebidas.
Todos os convidados e colaboradores devem passar por higienização das mãos com água e sabonete ou com aplicação de álcool em gel a 70%, acessível em dispositivos disponibilizados pela organização em pontos estratégicos, desde a entrada, e demais locais de circulação de pessoas.
Na área de exposições, todos os estandes estarão dispostos em formato de ilha, com distanciamento de quatro metros entre um e outro.
No andar superior do pavilhão ficarão as áreas de capacitação, distribuídas em quatro salas com capacidade individual para 280 pessoas, porém limitadas a uma audiência reduzida a 80 pessoas.
Ao término de cada uma das 56 apresentações que ocorrerão ao longo dos três dias, as salas serão esvaziadas para higienização.
Para a alimentação, expositores e visitantes contarão com um espaço de convivência amplo e arejado localizado no terceiro andar do pavilhão e com sistema próprio de higienização do ar, além de uma unidade de suporte com serviço de água e café, instalada em área afastada dos pontos de circulação.
Fortaleza no centro da retomada
Suspensa no ano passado por conta da pandemia, a Abav Expo volta este ano como o primeiro grande evento do setor nacional a ser realizado de forma presencial e há grande expectativa pela oferta que será apresentada pelos fornecedores e pela demanda do mercado nessa fase de retomada, além da atração do próprio destino.
Fortaleza é um importante hub aéreo e o Ceará um dos principais destinos turísticos nacionais. Em pesquisa divulgada pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), a Capital cearense liderou entre os destinos turísticos mais procurados no Brasil no mês de agosto.
Para esta edição confirmaram presença 140 marcas expositoras, representando toda a cadeia produtiva do turismo, nacional e internacional.
Na lista dos internacionais estão destinos como Argentina, Costa do Marfim, Israel, Peru e Quênia e empresas portuguesas nos cooperados do Portugal United e Visit Fatima, estreando participação na feira.
A Jordânia estará representada pela DMC Hajjat Tours & Travel. Também já estão confirmadas as participações de Gol, Azul, Air France e KLM, Itapemirim, Latam, as locadoras Localiza e Movida, além da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Sebrae Nacional como patrocinadores do evento.
O Ministério do Turismo estará presente como a grande âncora da promoção institucional dos mais de 40 destinos nacionais presentes.
Além da oportunidade que terão de estar frente à frente com a maior cadeia de distribuição e venda de produtos e serviços turísticos do Brasil, os expositores ainda contarão com a eficiência e o alcance da plataforma online do Abav Collab, que espelhará toda a programação presencial para o ambiente virtual.
A presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, ressalta a satisfação de ter a Abav Expo & Collab inserida entre os eventos que os Estados têm abraçado, de Norte a Sul do País, como teste para a retomada segura das feiras e convenções.
“Respeitamos muito essa pandemia ao optar pela não realização do evento presencial no ano passado, e hoje estamos certos de que o momento não poderia ser mais oportuno, o que vemos refletido também no otimismo do mercado. Mesmo com todas as restrições que a pandemia ainda nos impõe, e obedecendo absolutamente todos os protocolos de biossegurança, vamos utilizar um pavilhão inteiro do Centro de Eventos do Ceará.”, afirma.
Considerando os 27 mil metros quadrados que o evento ocupará, cada participante terá um distanciamento médio de 9 metros quadrados.
“Queremos garantir ao nosso público – expositores e visitantes – o espaçamento fundamental e necessário para que o evento voltasse a acontecer presencialmente.”, explica Magda.
“Temos a responsabilidade de organizar o maior evento de turismo do Brasil e esta edição não será diferente, guardadas as proporcionalidades que o momento exige. E será uma edição marcante também por resgatar o caráter itinerante que consagrou o evento da Abav como o grande encontro do turismo nacional.”, conclui.
No site www.abavexpo.com.br também é possível conferir a grade com a programação de palestras confirmadas e a relação completa dos expositores.