ESG

Estudo Oldiversity aponta marcas que mais se destacam pela diversidade

O ranking destaca as marcas com maior impacto no quesito e conforme a percepção da sociedade, as indústrias de beleza e cosmético estão na liderança de tais ações.


O estudo Oldiversity revelou para 78% dos brasileiros a diversidade é um assunto que deve fazer parte das marcas e empresas. Essa percepção vem crescendo com o passar dos anos, em uma posição 8 pontos percentuais acima ao observado em 2020, segundo a terceira edição do levantamento conduzido pelo Grupo Croma, referência em pesquisas sobre diversidade e inclusão, que entrevistou duas mil pessoas de diferentes públicos no Brasil inteiro.

O índice de concordância com todos os atributos da pesquisa cresceu de forma significativa, desde o último levantamento, o que indica que a sociedade de consumo está mais consciente e exigente em relação à diversidade que as marcas defendem, comunicam e debatem. Conforme o estudo, 80% dos respondentes dizem aceitar a diversidade, apesar de o dado esbarrar no crescimento de crimes de ódio registrados no país nos anos recentes.

Os dados mostram ainda que 65% dos consumidores relatam não consumir produtos de marcas com comportamentos preconceituosos, ao passo que 67% afirmam passaram a nutrir admiração por marcas que apoiam a diversidade, o que reforca a importância das marcas se engajarem e se comprometerem, olhando de perto os anseios atuais da sociedade como um todo, para além dos lucros.

Ainda que haja avanços, mais da metade dos entrevistados (54%) duvidam da autenticidade das marcas que falam sobre diversidade. A identificação com propagandas que retratam a diversidade é superior, isoladamente, nos grupos. Ao se levar em conta a população geral, os dados também são otimistas, com um aumento na evolução do índice, que foi de 49% para 58%.

44% disseram recordar de alguma propaganda relacionada à diversidade, mas essa lembrança se concentra somente nas marcas de cosméticos, principalmente Natura (38%) e O Boticário (30%). 

O ranking

A Natura é líder do ranking como marca mais Oldiversity na percepção do público, com um crescimento significativo de 9 pontos percentuais comparada ao estudo passado, com 33% das pessoas concordado que a marca promove e defende assuntos ligados à diversidade. 

O Boticário continua na segunda posição como marca mais Oldiversity. “Acreditamos que o futuro da beleza é não ser conivente com uma que beleza que exclui. A diversidade deve estar refletida em atitudes e ações afirmativas que promovam o respeito e a valorização das diferenças e individualidades para garantir a inclusão. Por isso, assumimos o compromisso pela transformação do futuro da beleza, fomentando ações com impactos sociais positivos”, ressalta Marcela de Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.

Em um posto distante da Natura, estão Globo e Avon, na lista de percepção de marca Oldiversity. Já sobre asmarcas mais relacionadas à longevidade, Nestlé e a Natura estão no topo. Nestlé alcançou maior crescimento em comparação à edição de 2020, mas sem evolução no público 61+.

O estudo apresentou um movimento das marcas dentro do universo Oldiversity, definindo um ranking das companhias que estão mais próximas de, maneira autêntica, promover a inclusão social e construir fortalezas competitivas, representando o que os brasileiros buscam e valorizam em relação à comunicação e as ações efetivas para criação de uma sociedade mais representativa.

Foto: Divulgação