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TikTok e Youpix capacitam criadores negros na plataforma

O projeto faz parte das iniciativas do TikTok para promover a equidade e também integra o conjunto de ações da plataforma para o Mês da Consciência Negra.

O TikTok é uma plataforma de entretenimento onde as pessoas criam e se divertem de forma criativa e autêntica, em uma comunidade diversa. 

Com o objetivo de desenvolver competências, oportunidades e aumentar a representatividade de criadores negros dentro da plataforma, o TikTok convidou a Youpix, por meio do Youpix Educa, para desenvolver uma iniciativa de educação que contribua para a descoberta, capacitação e crescimento de criadores negros.

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Usando toda a expertise da consultoria de comunicação Youpix, em mais de 15 anos atuando na profissionalização e capacitação de criadores, o programa de capacitação on-line atenderá criadores negros de diferentes realidades e conhecimentos sobre o cenário digital. 

As inscrições podem ser feitas por intermédio do link que será disponibilizado dentro do TikTok até o dia 10. O programa será realizado de novembro a janeiro, e dividido em três fases.

Na-primeira fase do programa, Foundation, serão 12 horas distribuídas em quatro dias de aulas e workshops, com até 400 criadores selecionados a partir do processo de inscrição. 

Ao longo do curso, com foco no ensino das melhores práticas sobre planejamento de conteúdo e na preparação para o desenvolvimento de um negócio sustentável a partir de suas criações, os participantes serão estimulados a preencher o ‘“Profile Kit”’, que, ao final da primeira fase, servirá como um media kit para ser apresentado para marcas e futuros parceiros.

A partir da 2ª fase, Engagement, os 50 criadores de conteúdo que mais se destacarem participarão de uma experiência mais aprofundada com mentorias em grupo, onde serão aconselhados por executivos com experiência no mercado sobre conteúdo e estratégia de negócios. 

Eles ainda terão a oportunidade de participar de reuniões coletivas com as marcas parceiras do projeto, no ‘Speed Dating’. Com o ‘“Profile Kit”’ em mãos, poderão se apresentar, fazer network e gerar oportunidades reais de negócios. Já na terceira e última fase do projeto, Partner, a partir dos resultados da fase anterior, dez criadores participarão de um aulão de aprofundamento sobre negócios e relações com as marcas, e, por fim, colocarão seus aprendizados em prática no ‘Brand Challenge’, o workshop de cocriação com o TikTok. 

Encerrando o ciclo, o time estará capacitado para crescer no ambiente digital e continuar seu desenvolvimento com o time de parcerias do aplicativo.

O projeto faz parte das iniciativas do TikTok para promover a equidade e também integra o conjunto de ações da plataforma para o Mês da Consciência Negra.

“A capacitação de pessoas negras é uma agenda urgente para a nossa sociedade e, pensando nisso, convidamos a Youpix, que dirige o único programa de aceleração de criadores da América Latina, para nos ajudar a construir esse projeto, que será um conjunto de ações e formações ativas capazes de mudar o rumo da história dos participantes. Estamos orgulhosos do projeto que construímos e esperamos ampliar ainda mais o ecossistema diverso e educativo da plataforma, democratizando o aprendizado na comunidade digital, apoiando os nossos usuários e fornecendo acesso a conteúdo de alta qualidade, com alcance de milhões de outros usuários ávidos em aprender.”, afirma Kim Farrell, diretora de marketing do TikTok para a América Latina.

“Adoramos receber esse convite do TikTok e temos certeza que essa iniciativa será um sucesso! Do nosso lado dos creators, sempre procuramos promover programas de aceleração e bolsas para diversidade. Além disso, também desenvolvemos diversas pesquisas, entre elas a “Black Influence: um retrato dos creators pretos do Brasil”, da qual mostrou que influencers brancos recebem 12% mais que os pretos, já a “Creators e Negócios 2021”, revelou que influencers brancos fecham 30% mais contratos do que os não brancos. São esses dados impactantes, de maneira negativa, é claro, que dão o gatilho para provocarmos e sempre puxarmos discussões sobre o tema! Portanto, essa parceria com o TikTok é super bem vinda para nos ajudar a reforçar o nosso posicionamento e tentar mudar esse cenário.”, conta Bia Granja, maior especialista em influência digital do país e cofundadora da Youpix.