De olho no metaverso e na movimentação de outras gigantes da tecnologia como o Meta (Ex Facebook), a Microsoft anunciou que vai lançar, em 2022, um recurso que permitirá aos usuários do Teams criarem avatares para participar dos encontros on-line de suas empresas.
A nova funcionalidade do aplicativo de reuniões, batizada de Mesh para Teams, vai permitir a colaboração no metaverso e busca substituir as imagens estáticas que os usuários costumam utilizar nas chamadas.
Leia também: Microsoft usa palácio em Santos para lançamento de game.
As empresas também terão a opção de criar seus próprios metaverso dentro do Teams, para realizar colaborações em projetos e conversas com o resto da equipe.
“Pense-no metaverso como uma nova versão, ou uma nova visão da internet, onde as pessoas se reúnem para se comunicar, colaborar e compartilhar através de uma presença virtual pessoal em qualquer dispositivo.”, afirmou a Microsoft em um comunicado.
A empresa também disse que o recurso vai ter compatibilidade com computadores, smartphones, e dispositivos de realidade mista. A companhia destacou, ainda, que no começo vai seguir pistas de áudio para animar os avatares conforme os usuários falam.
Conforme acontecerem melhorias em sensores de áudio e vídeo em celulares, computadores e dispositivos de realidade virtual, a experiência dos usuários deve melhorar com o tempo.
“Seja qual for o dispositivo, a tecnologia de realidade mista dará a cada usuário um avatar que proporciona uma sensação de presença, que permite que eles sejam seu eu expressivo quando não querem aparecer na câmera.”, concluiu a Microsoft.