Há 80 anos, nascia Antônio Carlos Bernardes Gomes, futuramente conhecido como Mussum, no Morro da Cachoeirinha, Rio de Janeiro.
Com todo o seu humor e irreverência, ele conseguiu transitar por espaços muito pouco ocupados por gente com a mesma cor de sua pele e ser unânime em todas as esferas.
Leia também: Grupo Petrópolis lança cerveja feita só por mulheres
Com o intuito de dar luz ao legado desse artista genial nos dias de hoje, o cantor Mumuzinho vai liderar o projeto “Artistas do Cacildis”, em que receberá grandes representantes da cultura afrobrasileira para bater um papo bem descontraído sobre as suas carreiras e a importância do humorista em suas trajetórias.
Nesta-primeira temporada, o cantor Mumuzinho conversou com Sandra Sá, Roberta Rodrigues, Rafael Zulu e Jorge Aragão. O espaço escolhido para a realização desses encontros foi o Beco do Rato, um dos centros culturais mais importantes do bairro da Lapa e formador de grandes sambistas da nova geração.
O foco de todas essas entrevistas foi o papel fundamental que Mussum teve nos “passadis”, “presentis” e “futuris” desses artistas – seja com histórias engraçadas, seja como representante de uma transgressão do status quo por meio do riso.
O nome de Mumuzinho como âncora também tem a ver com as possibilidades de sonho que Mussum deu para os mais novos. A musicalidade, o improviso, o humor e a versatilidade do cantor são o maior exemplo do legado do veterano.
O objetivo do projeto audiovisual é reverenciar esse e outros tantos artistas negros da atualidade. A primeira entrevista foi ao ar no canal do YouTube da cerveja Cacildis, no dia 21 de novembro, com cenas reverberando nas redes sociais da cervejaria. As outras entrevistas vão ao ar todas às segundas.
Sandro Gomes, filho de Mussum e fundador da Brassaria Ampolis, comenta: “O projeto tem uma relevância histórica muito importante para manter viva a memória do meu pai e apresentá-lo para as novas gerações que não puderam vê-lo na televisão. O seu humor é atemporal e o samba que ele sempre teve na veia é uma unanimidade em nosso país. Tudo isso fazia parte da essência da personalidade do meu pai.”
A ideia do “Artistas do Cacildis” nasceu da Cervejaria Petrópolis, fabricante da cerveja Cacildis, com a Vírgula, agência criativa que promove ações e campanhas para outras marcas com foco em conectar diversidade e inclusão aos valores das empresas que contou também com a participação da BETC Havas, agência do Grupo.