Márcio Bhering é um motorista de Uber que viu uma oportunidade de mercado inédita e criou a empresa de mídia PubliMob, que vende espaço publicitários que ficam localizados na parte de trás dos bancos dos veículos, mas com uma sacada inédita: os anúncios são geolocalizados.
Os monitores exibem uma determinada empresa ou oferta só quando o veículo passa por um determinado bairro em certos horários. Nos testes feitos pelo empreendedor, 10 carros exibiram uma oferta de chope em dobro que atraíram quatro consumidores para o bar anunciante, que ficava na Vila Madalena, em São Paulo.
Hoje,-a empresa já tem mais de 50 carros rodando pela capital paulista com essa modalidade de anúncio publicitário Out of Home.
Segundo a divulgação da startup, o objetivo é levar a marca dos anunciantes até o passageiro de aplicativos através de um espaço interativo dentro dos veículos, por meio de telas, para divulgar anúncios e ações promocionais, conteúdos customizados e patrocinados, ações de mobilidade urbana interativas com utilização de QR Code para compras, entre outros.
Através PubliMob, os anunciantes podem acompanhar em tempo real, com login e senha, onde está cada motorista e ver em quais horários os motoristas estão on-line. Eles também têm a opção de gerenciar suas campanhas com login do cliente, visualizar seu material na programação e trocar materiais da campanha sem custo adicional.
Além disso, a plataforma também envia um checking fotográfico digital e um relatório de comprovação de veiculação das campanhas.
Os clientes podem acompanhar o desempenho da sua campanha em um painel on-line e saber em qual carro o anúncio está aparecendo em tempo real. Eles podem ver a mesma imagem que passa nas telas contratadas e verificar qual motorista está exibindo seus anúncios.
A PubliMob também oferece porcentagem dos lucros de publicidade aos motoristas dos carros cadastrados na plataforma, o que lhes garante um novo meio de aumentar seu rendimento por viagem, o que ajuda a ampliar o número de motoristas interessados nessa rede, ajudando também no aumento de inventário.
A iniciativa nasceu da experiência de Bhering como motorista de aplicativo nas ruas de São Paulo. Entre conversas com passageiros, ele teve a inspiração de colocar uma tela dentro dos carros para divulgar produtos, serviços e marcas.
“A PubliMob é uma empresa cujo compromisso vai além do fornecimento de Mídia digital nos carros de aplicativo, uma fonte de entretenimento diferenciada, conforto, promoções, descontos especiais e tecnológica”, conclui o material de divulgação da startup.