A Nissan desenvolveu em parceria com a Agência de Exploração Espacial do Japão (JAXA) um protótipo de rover lunar.
O Centro de Inovações em Exploração Espacial da JAXA está liderando os testes com rovers lunares, tecnologia que é crucial para a exploração espacial.
A Nissan e a JAXA estão trabalhando no controle da dirigibilidade de rovers planetários desde janeiro de 2020.
Um rover lunar deve ter a capacidade de cruzar a superfície arenosa, irregular e rochosa da lua, além de ter eficiência energética.
Fora isso, as fontes de energia para alimentar o funcionamento de veículos espaciais são escassas.
A pesquisa da Nissan está relacionada à tecnologia de controle do motor elétrico que a montadora japonesa criou através da produção em série de veículos elétricos como o LEAF e a tecnologia de controle de tração integral e-4ORCE do recém-lançado crossover elétrico Ariya.
Neste veículo, a tecnologia e-4ORCE está sendo usada para melhorar o desempenho do rover lunar no terreno acidentado do corpo celeste.
Tecnologia de controle de tração integral em motorização elétrica é a vanguarda do desempenho de condução
A Nissan teve como foco o desenvolvimento de um desempenho estável de condução, ao permitir que os clientes dirijam de forma mais segura.
A tecnologia e-4ORCE da Nissan controla todas as quatro rodas modo preciso e independente, oferecendo mais confiança ao motorista em diversas ocasiões.
Em sua pesquisa feita em colaboração com a JAXA, a Nissan está aperfeiçoando o desempenho da tecnologia e-4ORCE em condições adversas, como terrenos arenosos.
Durante a conduções nestas ocasiões, as rodas com frequência giram em falso fazendo com que o veículo patine, o que exige um excelente controle de direção para evitar o atolamento.
Para resolver esta questão, a Nissan desenvolveu controles de tração que reduziram o giro da roda de acordo com as condições do terreno.
Confira o vídeo de divulgação:
Através desta pesquisa em parceria, a Nissan tem a meta de contribuir para a evolução da tecnologia automotiva e da exploração espacial, ao compartilhar sua expertise adquirida com o desenvolvimento de veículos de testes, que está relacionado à tecnologia de pesquisa de rovers planetários da JAXA.
Tecnologia e-4ORCE proporciona experiência de condução confortável e estimulante
O veículo Nissan Ariya e-4ORCE possui motores elétricos na dianteira e traseira. O torque de cada motor pode ser controlado de forma individual, oferecendo tração no momento da aceleração.
Durante a desaceleração, a regeneração se ajusta de forma separada para os motores dianteiro e traseiro.
Na frenagem, a tecnologia e-4ORCE reduz ao máximo o movimento de guinada e o balanço da carroceria.
As vendas do veículo Nissan Ariya equipado com tecnologia e-4ORCE estão programadas para iniciar no terceiro trimestre de 2022 no Japão.