Nos anos recentes, a ascensão dos influenciadores digitais transformou não só o panorama das redes sociais, mas também as carreiras e os negócios no mundo inteiro. Os criadores de conteúdo conquistam diariamente milhões de seguidores, ditando tendências e moldando comportamentos, opiniões e até mesmo o mercado de trabalho e a educação.
De olho nessa tendência global, a FAAP, pioneira em oferecer cursos nas áreas de criatividade e negócio, acaba de lançar um curso de graduação inédito no Brasil em Criação e Produção de Conteúdo, que substituiu a graduação em Rádio em TV, indo de encontro à crescente demanda por profissionais qualificados na área.
“Ser a primeira instituição nacional e a segunda no mundo a oferecer uma qualificação para quem deseja ser Influencer Digital, uma área que cresce cada dia mais, é motivo de orgulho e celebração para nós”, celebra Nathalie Hornhardt, coordenadora do curso.
De acordo com a pesquisa do HootSuite, sistema norte-americano especializado em gestão de marcas na mídia social, os usuários globais de mídias sociais cresceram mais de 10% entre 2021 e 2022, com 424 milhões de novos usuários em 2021. Neste contexto, a creator economy também vem crescendo de forma acelerada, saindo de um faturamento estimado de US$ 600 mil em 2012 para US$ 143,8 milhões em 2020, com a geração de 300 mil trabalhos diretos e indiretos em 2023.
Na chamada era digital, a criação de conteúdos é essencial para empresas e marcas que desejam ter sucesso. Por isso, ficar por dentro das novidades nessa área é importantíssimo para conseguir se destacar no mercado.
O curso, com duração de 4 anos, tem o objetivo de contribuir na formação de profissionais criadores de conteúdo, equipados com as habilidades técnicas e criativas necessárias para criar conteúdos de alta qualidade em uma variedade de formatos, produzindo videoclipes, reality shows, plataformas de conteúdo e outros formatos contemporâneos de entretenimento.
Uma das características do programa é a sua abordagem interdisciplinar. Os alunos passarão por todas as fases da criação e da produção de conteúdo, desde a parte artística, passando pelo desenvolvimento audiovisual do produto, até sua relação com a audiência, precificação e negócios. No final do curso, além de sair com um amplo repertório e conhecimento, o aluno também terá um extenso portfólio profissional.
A instituição se inspirou na Southeast Technical University, em Carlow, na Irlanda, que começará a ministrar suas aulas em 2024, abrangendo diversos temas, como habilidades empresariais, edição de vídeo e áudio, estudos culturais críticos e redação criativa. Esta é uma disciplina que mergulha profundamente nas complexidades do marketing de influência, na criação de conteúdo de alta qualidade e nas estratégias de crescimento em redes sociais.
As disciplinas foram pensadas de maneira estratégica para que a cada semestre o aluno tenha a oportunidade de criar e produzir um conteúdo diferente e abordam temas como técnicas de produção de vídeo para redes sociais, tratamento de imagens e efeitos visuais, criação e produção de videocast e podcast, plástica sonora, construção de audiência digital e distribuição multiplataforma, criação de documentário, coberturas ao vivo, transmissões de grandes eventos, monetização e estratégias de receita, inteligência artificial, roteiro e produção de reality show, produção de arte e cenografia, produção executiva e showrunner, produção musical e preparação de elenco, copyrights, curadoria de conteúdo e projeto transmídia.
O corpo docente do curso é composto por profissionais de empresas como YouTube, TikTok, emissoras de TV, produtoras, plataformas e hubs de conteúdo, garantindo que os alunos tenham acesso a abordagens práticas e às últimas tendências e tecnologias disponíveis.
“O objetivo do curso é evidenciar a integração das mídias, apontando a criação e produção de conteúdo digital como negócio. Habilitando o aluno para as principais funções demandadas pelos players do mercado e compreendendo a criação e a produção de conteúdo de forma mercadológica, criativa e profissionalizada”, completa Nathalie.
Uma das principais características dessa graduação é o foco na criatividade. Os alunos são incentivados a desenvolver suas habilidades de criação de conteúdo, seja através de vídeos, blogs, fotografia ou outros meios. Eles aprendem a contar histórias cativantes, aprimorar suas habilidades de edição e a entender as nuances das diferentes plataformas de mídia social.
Além da criatividade, a graduação em Influencer Digital também aborda a importância do marketing e da estratégia. Os alunos aprendem a identificar seu público-alvo, criar estratégias de engajamento, medir o impacto de suas ações e colaborar com marcas e empresas. Aprender a monetizar sua presença online é fundamental para transformar a influência digital em uma carreira sustentável.
“A graduação em Influencer Digital é uma resposta ao mundo em constante evolução das redes sociais e da mídia digital. Ela permite que os aspirantes a influenciadores se preparem para uma carreira que combina criatividade, estratégia e ética. Este é um passo importante na profissionalização de uma carreira que está moldando a cultura contemporânea”, conclui Nathalie.
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