Depois de 37 anos de fabricação no Brasil, a Fiat divulgou a despedida do Uno com uma campanha repleta de paixão e de histórias para contar.
Com o conceito “A paixão é interminável”, a Leo Burnett Tailor Made criou um projeto de despedida que mostra o próprio carro narrando sua história com um tom cheio de emoção e no formato “Draw my life”, linguagem bastante popular no Youtube.
Confira abaixo o filme:
“O Uno é um ícone, que marcou a vida de muita gente. Ele foi o primeiro carro de muitos, esteve presente em importantes momentos e se tornou uma lenda, não só para a história da Fiat, mas para milhões de brasileiros também. Então, preparamos uma despedida que diz um pouco do legado que ele representa”, declara Malu Antonio, gerente de Storytelling e Content da Stellantis para a América do Sul.
A campanha também inclui outras ações, com uma colaboração com o BuzzFeed, memes e muita interação com os fãs.
Fora isso, a Fiat oferece uma despedida no nível do ícone, ao criar uma edição especial limitada de 250 unidades chamada Uno Ciao.
Filme
Com uma campanha 100% digital, o filme mostra o Uno se despedindo do público brasileiro, que o transformou no veículo mais vendido da marca italiana na América Latina.
No estilo “Draw my life”, o vídeo vem com uma edição acelerada além de ilustrações acompanhadas pela narração do Uno.
Ao explorar um formato nativo do YouTube, o modelo narra sua história repleta de emoção e recorda lindos momentos que viveu e ofereceu aos seus condutores, como viagens, passeios em família aos domingos além das extensas rotinas de trabalho.
Outras ações
O público será chamado para se engajar de diferentes maneiras no decorrer da despedida.
O projeto ainda contém uma variedade de memes que convidam os internautas a compartilharem as suas histórias com o carro que marcou gerações.
Para-os fãs da empresa, a Fiat também fez uma colaboração com o Buzzfeed através de um questionário que vai mostrar “Qual Uno você é?”. Para descobrir, é só acessar: https://buzzfeed.com.br/quiz/qual-fiat-uno-e-voce
“Desde seu lançamento no Brasil, em 1984, o Uno nunca foi apenas um carro: foi um verdadeiro ícone pop que caiu no gosto do brasileiro. Foi o carro das famílias, o primeiro carro de muita gente e, claro, foi também o famoso “carro da firma”. No decorrer dos anos, a Fiat inovou, levando tecnologias avançadas para a categoria de carros populares”, detalhou Bruno Godinho, Diretor de Criação da Leo Burnett TM.
“Resumindo, foi um carro apaixonante. Por isso, merece uma despedida cheia de paixão. Desenvolvemos uma campanha digital trazendo a história do Fiat Uno em um formato nativo do YouTube, além de vários conteúdos interativos que vão relembrar os memes famosos com o carro, as histórias do Uno com as pessoas e a sua trajetória de quase 40 anos pelas ruas do país. É o nosso “Ciao, Bambino” que divulga também a versão de despedida desse carro antológico: o novo Fiat Uno Ciao”, concluiu ele.