Números atualizados mostram que 56% das companhias fazem uso dessa estratégia. Os estudos também evidenciam que 96% das corporações consideram este tipo de projeto essencial para manter elevada a performance dos colaboradores.
Nesse cenário, é preciso considerar o marketing de incentivo como uma ação fundamental para engajar e motivar os colaboradores nas causas da empresa. Para ajudar você a implantar as ações de marketing de incentivo na sua organização, preparamos este artigo. Acompanhe!
O que é e como funciona o marketing de incentivo?
O marketing de incentivo é um marketing voltado para o público interno das organizações, a fim de reconhecer seus os esforços e, como o próprio nome sugere, incentivar os funcionários na busca por resultados satisfatórios.
Assim, o marketing de incentivo trabalha com premiações pelo desempenho alcançado, sendo que, de forma prática, funciona como uma fidelização dos funcionários. Para ser efetivo, esse trabalho deve ser constante e passa diretamente pela premiação e pelo reconhecimento daquelas pessoas que alcançaram as metas impostas pela organização.
No marketing de incentivo, são estipuladas as metas, prazos, objetivos e prêmios. Toda a ação acontece com regras claras, a fim de conferir mais credibilidade às ações de incentivo propostas.
O marketing de incentivo, na prática, é uma maneira de reconhecer e valorizar os funcionários que se destacam em determinado período de tempo.
Qual a importância do marketing de incentivo?
A utilização do marketing de incentivo evidencia o cuidado da empresa em reconhecer seus melhores profissionais. Veja a seguir mais sobre a importância de implementar essa estratégia na sua empresa!
Atração e retenção de talentos
A nova geração de trabalhadores já escolhe a empresa em que vão atuar, e nem sempre o salário é fator decisivo para essa escolha. Isso porque eles são mais focados em bem-estar, qualidade de vida e gostam de ser reconhecidos pelo bom desempenho.
Nesse cenário, investir em ações de incentivo é uma ótima estratégia, pois a retenção de talentos passa a ser mais fácil, já que as pessoas que fazem parte da organização tendem a se sentir mais confortáveis dentro da companhia, aumentando o tempo que permanecem nela.
Melhora do clima organizacional
Empresas que investem em pessoas tendem a ter um clima organizacional mais favorável, com funcionários engajados na cultura da empresa, ao mesmo tempo em que estão mais dispostos a vivenciar os valores e a missão da companhia.
Aumento da produtividade
Quando a empresa oferece incentivos a seus funcionários, é natural que aja um grande aumento na produtividade. Isso porque, as pessoas passam a almejar os prêmios, e se esforçam mais para realizar as suas entregas em menos tempo e com maior acerto. Isso confere a empresa, em um curto espaço de tempo, melhores resultados.
Satisfação do consumidor
Com funcionários mais engajados em oferecer melhores entregas, o consumidor final é beneficiado, pois além de ter acesso a melhores produtos e serviços, ele sente que a empresa valoriza as pessoas, o que contribui para uma boa imagem da companhia no mercado.
Quais são as formas de se premiar com marketing de incentivo?
Agora que você já sabe o que é marketing de incentivo e qual as suas vantagens, veja a seguir como é possível premiar os funcionários com essa estratégia!
1. Vale-presente
A grande maioria das pessoas gosta de ganhar presente, não é mesmo? Com o vale-presente, você pode estipular uma meta a ser alcançada e, os colaboradores que cumprirem o desafio ganham um voucher de uma loja parceira. A escolha do estabelecimento para a retida do presente deve levar em conta o perfil e a preferência dos colaboradores, o que torna o prêmio mais cobiçado.
2. Viagem de incentivo
Viagens são o sonho de consumo de muitos profissionais, e funcionam muito bem para as ações de marketing de incentivo, principalmente junto à equipe comercial da empresa.
A gestão da companhia pode estabelecer tanto metas individuais quanto para equipes inteiras. Vale lembrar que, quanto maior for a meta a ser alcançada, mais cobiçado deve ser o destino, que pode ser tanto para roteiros nacionais quanto para internacionais.
3. Cursos
Já comentamos que a nova geração de trabalhadores não foca somente na remuneração, mas valoriza muito oportunidade de aprendizado e crescimento. Por isso, é importante oferecer cursos para a equipe.
Além de manter uma equipe sempre atualizada sobre as principais novidades do mercado, as pessoas se sentem valorizadas e tendem a ser mais fiéis à empresa, além de se dedicarem mais ao trabalho.
4. Prêmios físicos
O marketing de incentivo também pode ser feito com prêmios físicos, como uma televisão de última geração, um bom celular e até mesmo utensílios domésticos, medalhas e troféus.
Também é importante fazer o reconhecimento dos colaboradores publicamente. Dessa forma, eles se sentirão valorizados, o que aumenta o nível de comprometimento deles com a companhia.
5. Folgas
O Brasil tem uma das maiores jornadas de trabalho do mundo. Além disso, é comum os trabalhadores dos grandes centros urbanos passarem muitas horas por dia em deslocamento de casa para o trabalho.
Por isso, oferecer folgas como prêmio de incentivo tem se mostrado muito eficiente para elevar a motivação dos funcionários. Isso porque eles podem estar mais tempo com a família, descansar e até mesmo resolver questões pessoais com mais tranquilidade. Ao voltar ao trabalho, os colaboradores estarão mais dispostos a entregar os melhores resultados!
6. Bônus no salário
O bônus no salário também se mostra, ainda hoje, uma eficiente estratégia de marketing de incentivo, utilizada principalmente para a equipe de vendas, mas nada impede que essa estratégia também seja usada para outros departamentos. Essa ação colabora para melhores resultados da empresa de forma geral.
Para que todas essas ações de marketing de incentivo realmente funcionem, é preciso pensar em regras claras e metas alcançáveis. Afinal, as ações devem ser pensadas para promover o bem-estar dos colaboradores, em prol dos objetivos organizacionais.
Nesse cenário, contar com uma empresa especializada em gestão de benefícios, como a VB, empresa de gestão de benefícios com mais de 25 anos de mercado, é fundamental.